YANNICK DOS SANTOS DE VOLTA À ARBITRAGEM

Árbitro havia despedido do apito em dezembro de 2024, mas voltou atrás na decisão e dirigiu esta sexta-feira, o jogo de empate entre UDIB–Sporting CGB, (0-0), da 18ª jornada da Iª Liga
O árbitro internacional guineense, Yannick dos Santos, está de volta para dirigir partidas oficiais do futebol no país, quatro meses depois da retirada “precoce”.
O árbitro havia despedido do apito no meado de dezembro de 2024, após uma suspensão por parte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, FFGB, na sequência de uma alegada polémica com o presidente do organismo gestor do futebol nacional, Carlos Alberto Mendes “Caíto” Teixeira. Voltou em ativo e foi quem dirigiu a partida desta sexta-feira, (24-04), da 18ª jornada da Primeira Liga do futebol entre UDIB e Sporting CGB, que terminou empatada sem golos no Estádio Lino Correia, em Bissau.
Também conhecido por Potopoto, Yannick foi um dos juízes na testa das reivindicações sobre o não pagamento dos subsídios aos árbitros da Liga Regional SAB/Biombo fato que, na altura, terá criado um mal-estar com o líder máximo da FFGB, culminando numa retirada “precoce” do cenário de arbitragem, através de uma publicação ‘surpreendente’ na sua conta da rede social Facebook.
O regresso do Potopoto aconteceu numa altura em que o país regista uma perda significativa dos homens do apito com experiência acumulada, uma situação motivada pela emigração.
Vale ressaltar que, a FFGB promoveu nos finais do ano passado curso de arbitragem de raiz a nível nacional, mas as atuações dos mais jovens estão sendo fortemente criticadas, sobretudo pelos técnicos das equipas do primeiro escalão que alegam a ‘inexperiência e a falta de preparação’ destes, o que coloca em causa a espetacularidade do futebol.
© Balantó Danfa