“SÓ POUCO DOS RECURSOS DISPONIBILIZADOS ÀS FEDERAÇÕES CHEGAM AOS ATLETAS” – AUGUSTO GOMES
O Ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes, afirmou hoje (29.10), que dos recursos alocados às federações nacionais só pouco chegam aos atletas e que a maior percentagem fica na classe dirigente.
Augusto Gomes falava na cerimónia de abertura do ‘Diálogo Nacional sobre Desporto Federado’ que está a decorrer hoje em Bissau.
Na ocasião, o governante convidou os participantes a debaterem o assunto “sem tabus”, referindo as contestações de diferentes líderes federativos sobre falta de apoio do governo para a representação do país nos eventos internacionais.
O governante falou ainda da aparição de muitas modalidades nos eventos internacionais e lançou convite aos mesmas no sentido de fazerem com que essas modalidades desportivas cheguem a todo o território nacional, através de realização de eventos com vista a descobrir mais atletas e pelo bem da saúde da população, embora reconheceu com “orgulho”, os resultados obtidos pelos atletas nas competições internacionais.
Saliente-se que este primeiro diálogo nacional vai decorrer apenas hoje no Centro Cultural Franco-Bissau-guineense, e conta com a participação de líderes de diferentes federações desportivas do país, pessoas ligadas ao desporto e a imprensa desportiva.
Refira-se que o ‘Diálogo Nacional sobre Desporto Federado’ visa abordar, o passado, presente e futuro. Ou seja, “um diagnóstico geral do desporto nacional, quais são os ganhos e as perdas, o que é que todos os atores ligados ao desporto devem fazer para o crescimento do desporto nacional”.
©️ O Golo GB