TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO CAN SUB’17: RDC ANUNCIA A SUA DESISTÊNCIA
Em uma carta endereçada aos organizadores e postada em suas redes sociais na terça-feira, 10 de Janeiro, a Federação Congolesa de Futebol (FECOFA) anunciou a desistência da RDC para o torneio UNIFFAC Sub’17, de qualificação para o CAN Sub’17, que acontecerá de 12 a 24 de Janeiro de 2023 em Limbé, Camarões.
Para justificar sua decisão, a FECOFA apresentou duas razões. Em primeiro lugar, destaca o caso de fraude etária detectado nos 40 jogadores pré-selecionados no momento dos testes de ressonância magnética realizados inicialmente.
“Após estes testes, apenas 15 dos 40 jogadores submetidos foram validados e 25 descartados”, explica o organismo na sua carta enviada aos organizadores da UNIFFAC Sub’17.
A segunda razão é administrativa. A federação congolesa explicou que dos restantes 15 jogadores, apenas 5 cumpriram as formalidades administrativas necessárias para seguir para os Camarões.
“Infelizmente, dos 15 jogadores validados, as etapas para obter passaportes ainda não foram concluídas para 10 jogadores, isso torna impossível que nossa seleção esteja em Douala em 10 de Janeiro de 2023, onde se submeta ao mesmo teste de ressonância magnética para elegibilidade por idade. (…) Em vista dessas grandes dificuldades, informamos a retirada de nossa seleção do Torneio Zonal Limbé 2023 Sub’17”, conclui a FECOFA em um comunicado emitido pela Beninwebtv.
Recorde-se que as duas vagas disponíveis para o CAN Sub’17 nesta zona serão disputadas entre Camarões, Congo, República Centro-Africana e Chade. Os dois primeiros classificados depois da UNIFFAC Sub’17 juntam-se a Zâmbia, África do Sul, Argélia (país anfitrião), Marrocos, Senegal, Nigéria, Mali, Burkina Faso, Somália e Sudão do Sul, que já validaram a sua participação para a fase final.
©️ Africa Top Sports/O Golo GB