“ESTAMOS A FAZER UM TRABALHO PARA EVITAR ADULTERAÇÃO DE IDADES” – ERIC MARÉ
Diretor técnico Nacional, o francês Eric Maré disse hoje (11.02), que a Federação de Futebol do país está a trabalhar para evitar a questão de adulteração das idades dos jogadores, uma vez que esse fenómeno está a merecer muita atenção por parte da FIFA, a entidade que gere o futebol no mundo.
“Eu estou aqui e fiquei feliz com aquilo que estou a ver, e os talentos que as crianças têm. O problema maior é a idade, nesse momento a FIFA está muito exigente na questão de adulteração das idades, que acontece tanto, sabemos que isso acontece e nós estamos a trabalhar em colaboração com a FIFA e, eles estão a apoiar a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, para organizar o campeonato de Sub’15, neste momento existem técnicos a trabalhar nesse sentido para que possamos ter um campeonato nacional de idades reais”.
Perguntado sobre os futuros projetos, em relação ao futebol de formação no país, o diretor técnico Nacional elencou algumas iniciativas que vão ser implementadas, entre elas o campeonato nacional dos Sub’14, criação de academia nacional e por último a organização de uma Liga Regional.
“Agora estamos a fazer programação de quatro anos, estamos a trabalhar para ter uma Academia Nacional. A FIFA está a apoiar a criação da academia nacional, já no mês de Março vamos fazer um trabalho para descobrir as crianças e talentos a nível nacional, para entrar na academia nacional. E no mês de Outubro do ano em curso, e essas crianças vão ser criadas as condições necessárias de jogarem o futebol, estudar, dormir bem e comer bem, e em seguida vamos organizar uma Liga Regional, porque no país não temos uma Liga Regional, é importante acreditar nisso, porque tem equipas de Bairros e do interior do país, que com essa liga regional vão poder mostrar os talentos, e também estamos a trabalhar no futebol feminino para dar mais dinâmica a essa categoria”, revelou.
E ainda o diretor técnico Nacional, disse que os treinadores nacionais vão beneficiar de reciclagem para a obtenção de licença de treinador CAF C e CAF B, e a formação decorrerá de 13 a 17 de Fevereiro, e adiantou que vão trabalhar muito na formação dos treinadores de futebol nacional.
Recorde-se que essas declarações do diretor técnico Nacional, Eric Maré foram ouvidas hoje no bairro de Cuntum à margem da abertura do torneio Sub’14 denominado Elvis Cup, que conta com a participação de 14 academias de Bissau.
©️ Camnaté M’bundé