TRÊS TÉCNICOS DA ACADEMIA MEPA VÃO SE FORMAR NO GIL VICENTE DE PORTUGAL
Na imagem estão dois dos três técnicos da Academia MEPA Guiné que vão a Portugal para formação no Gil Vicente, no quadro de colaboração entre a equipa gilista e Delien Soccer.
Estamos a referir a Anicete Salom Danfá que viaja, logo, amanhã, sexta-feira, (10.03), e Dominguinho Fernandes que depois irá, provavelmente, na próxima semana, se tudo correr como previsto.
Outra pessoa completa a lista é Eratóstenes Correia, conhecido como Ivan Taylor que vai para formação na área de Design e Multimédia.
Os dois primeiros, Salom Danfá vai ser capacitado na Administração de Desportos, enquanto Dominguinho Fernandes como técnico de futebol.
Sobre o assunto, o presidente da Academia MEPA Guiné, Paulo Mendonça, realçou a importância da formação de técnicos para a qualidade do futebol guineense.
“Para formar bons miúdos e mandá-los para o futebol europeu e atingir um alto nível, é preciso ter técnicos muito bem formados para acompanhar a demanda das exigências do futebol. Então, para nós é prioridade, melhor formar os técnicos para saberem como educar os miúdos, para quando estes tiverem a oportunidade de ir ao futebol europeu, conseguirem integrar com facilidade. É por esta razão que esses técnicos vão a formação”, explicou.
Mendonça ainda disse: “A organização é a nossa prioridade, por isso, os técnicos que vão para Portugal serão capacitados em diversas áreas, Design e Multimédia para cuidar da imagem da Academia, Administração e um como treinador.
Para Dominguinho Fernandes, que falou em nome dos técnicos, qualquer treinador está condenado a se capacitar, de vez em quando.
“Nós estamos sempre condenados a emancipar os meninos para serem bons jogadores no futuro, mas para isso, passa necessariamente em adquirir conhecimentos para, efetivamente, aplicá-los para ajudar as crianças. Este é o nosso objetivo”, afirmou o técnico que depois deixou alguns conselhos aos mais novos que pretendem seguir a carreira como treinadores de futebol.
“Aos mais novos, digo, conhecimento nunca é demais. Qualquer espaço e tempo em que se encontram que procurem o conhecimento, para se enriquecerem como homens e que saibam interagir com os mais experientes. Que sejam humildes e que procuram o conhecimento”.
Questionado sobre se sonha um dia ser técnico da seleção nacional de futebol (Djurtus), Dominguinho Fernandes respondeu: “Acho que isso é sonho de qualquer que seja filho da Guiné que trabalhe nesta área. Quem sabe, um dia terei essa oportunidade. Mas vou trabalhar para lá chegar, porque os que estão lá trabalharam para isso. Acho que consoante o nosso trabalho, um dia teremos a ocasião de lá estar”.
De salientar que os três técnicos da Academia MEPA Guiné que vão para Portugal vão se juntar a outro que lá está, e juntos vão participar nas formações que serão promovidas pelo Gil Vicente.
© Mamadi N’Djai
Siga-nos no Tik Tok 👇
@ogologbnet