EDGAR IÉ REGRESSA ÀS COMPETIÇÕES, UM ANO DEPOIS
O defesa guineense, de 28 anos de idade, Edgar Ié, atualmente nos turcos de İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü (Başakşehir FK), regressou às competições neste mês de Fevereiro de 2023, depois da lesão contraída nos finais de 2021, quando representava o Trabzonspor, também da Super League da Turquia.
Depois de quase um ano e três meses afastado dos relvados, devido a grave lesão contraída no dia 21 de Dezembro de 2021, no jogo da última jornada da primeira liga turca, Edgar Ié voltou às competições no passado dia 09 de Março de 2023, na partida da UEFA Conference League, num empate a uma bola contra o Gent da Bélgica, em que foi lançado no encontro da primeira mão de oitavos de final da Liga Conferência, disputado no Estádio Ghelamco Arena em solo belga, aos 75 minutos pelo treinador turco Emre Belozoglu.
Já o regresso aos relvados na Super League da Turquia, onde já foi campeão e vencedor da Supertaça turca pelo Trabzonspor na época 21/22, aconteceu ontem, 12 de Março de 2023, na 25.ª jornada da liga turca, na derrota do Başakşehir FK em casa por 0-2, na receção a Besiktas, no Istambul Fatih Terim Stadium, jogo no qual foi lançado aos 73 minutos.
Refira-se que Başakşehir FK, é o atual 6.º classificado da Super League da Turquia, com 40 pontos na tabela classificativa.
Ver esta publicação no Instagram
Recorde-se que apesar de não jogar ainda pelos Djurtus por questões burocráticas, na altura junto da FIFA (realizou um jogo amistoso pela seleção principal de Portugal), mas esteve entre os convocados para a dupla jornada de qualificação para o Mundial de Catar 2022, diante de Guiné Conacri e Sudão, estava na lista dos 23 jogadores convocados por Baciro Candé para a fase final do Campeonato Africano das Nações, falhou o CAN Camarões 2022, devido a referida lesão que o afastou por um longo período de tempo do relvado.
Edgar Ié que iniciou a sua formação futebolística nos Juniores Sub’15 da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), depois seguiu para o futebol luso, onde passou pelas camadas de formação de Oeiras, mais tarde pelo Sporting Clube de Portugal, em que terminou sua formação, para de seguida ingressar na equipa B do FC Barcelona de Espanha, clube pelo qual venceu a Copa de Rei.
Também no solo espanhol, vestiu as cores do Villarreal, depois de deixar o Barça, antes de um curto regresso a Portugal para jogar no Belenenses, depois rumou-se para França, onde representou o Lille e o Nantes. Esteve uma época no Feyenoord da Holanda, antes de chegar à Turquia para envergar a camisola do Trabzonspor por duas temporadas, agora veste as cores do İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü, igualmente clube turco.
Siga-nos no Tik Tok 👇
@ogologbnet