CAF APOIA CANDIDATURA CONJUNTA DE MARROCOS COM ESPANHA E PORTUGAL PARA SEDIAR MUNDIAL 2030
O órgão diretivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), presidido pelo sul-africano Patrice Motsepe, aceitou por unanimidade a candidatura de Marrocos para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2030 ao lado de Espanha e Portugal.
Isso aconteceu durante a reunião do comitê executivo da CAF, realizada por videoconferência na quarta-feira, onde todos os membros prometeram seu total apoio à candidatura de Marrocos como nação africana.
https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1635700730240565252?t=fPICKrpZu0T-MJffxBxwKw&s=19
A agenda da reunião incluiu vários itens, incluindo a abertura de propostas para os próximos torneios da CAF.
Na quarta-feira, o presidente das associações de futebol da União Europeia, Aleksandar Ceferin, expressou seu apoio à adesão de Marrocos como candidato europeu à Copa do Mundo de 2030 em uma coletiva de imprensa em Lisboa após sua reeleição como presidente da UEFA.
“Acho que é uma boa ideia. Faz sentido que o Marrocos participe da candidatura global Espanha-Portugal 2030”, disse Ceferin, observando que os três países são parceiros que compartilham uma história e interesses econômicos comuns.
CAF Executive Committee unanimously supports Morocco’s FIFA World Cup 2030 bid https://t.co/5ZzsP3ydZG
— CAF Media (@CAF_Media) April 6, 2023
Por seu turno, o primeiro-ministro português, António Costa, disse que a candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos vai aproximar os dois continentes através do desporto. “Não há mensagem mais poderosa do que o futebol. Juntos podemos alcançar a paz, a tolerância e a compreensão entre as pessoas”, afirmou.
É a primeira vez que uma candidatura conjunta é apresentada pelos dois lados do Mediterrâneo, representando a África e a Europa, dois continentes unidos pelo futebol.
É oficial: Marrocos junta-se à candidatura de Espanha e Portugal para organizar o Mundial 2030; Ucrânia sai. pic.twitter.com/teQhQlnejX
— B24 (@B24PT) March 14, 2023
A 14 de março, numa cerimónia em Kigali, o Rei de Marrocos e o Presidente do Ruanda anunciaram a decisão de Marrocos de aderir à candidatura Espanha-Portugal ao Mundial, numa mensagem lida pelo Ministro dos Desportos em reconhecimento do grande contributo prestado para o desenvolvimento do África. Futebol.
Le Comité Exécutif de la CAF soutient à l'unanimité la candidature du Maroc pour la Coupe du Monde de la FIFA 2030 https://t.co/V44uJ0Vjy7
— CAF Media (@CAF_Media) April 6, 2023
O Rei disse na sua mensagem que esta joint venture seria inédita na história do futebol, um encontro entre África e Europa, entre o norte e o sul do Mediterrâneo, e entre os mundos africano, árabe e euro-mediterrânico.
A candidatura Marrocos-Espanha-Portugal provavelmente enfrentará a concorrência de outras duas propostas em grupo: Arábia Saudita, Egito e Grécia, além de uma proposta conjunta sul-americana envolvendo Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.
Os anfitriões da Copa do Mundo de 2030 devem ser escolhidos em setembro de 2024. A Europa e a África juntas representam 109 dos 211 membros votantes da FIFA.
©️ Revista Port
Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet