TEQBALL: DOIS GUINEENSES EM GRANDE DESTAQUE NO RANKING MUNDIAL DA MODALIDADE
© O Golo GB
Os atletas nacionais de Teqball, Lino Bluté e Gamara da Silva, ambos da Academia de Teqball de Belém, são grandes destaques no Ranking mundial da Federação Internacional de Teqball (FITEQ), a nível individual, relativamente ao mês de Agosto.
Na atualização, os dois atletas figuraram na quadragésima posição com 2432 pontos, ou seja, subiram 181 lugares em relação à última atualização.
Lino Bluté, para recordar, foi o vencedor da 3ª ronda do Challenger Nacional Séries, organizado no mês de Julho, na cidade de Canchungo pela Federação de Teqball da Guiné-Bissau, ao passo que Gamara da Silva, no mesmo evento ficou na segunda posição.
Na 4ª ronda, que decorreu no mesmo mês, já na cidade de Bula, Gamara da Silva foi o vencedor e Lino ficou na 2ª posição (inversão da posição).
Na categoria dupla, nas duas provas (3ª e 4ª ronda do Challenger Nacional), Lino e Gamara, sagraram-se campeões tanto em Canchungo como na cidade de Bula, um recorde que permitiu-lhes atingir esse lugar cimeiro no Ranking mundial do mês de Agosto, a nível individual, realizado pela Federação Internacional de Teqball.
Ao todo são mais de 40 atletas guineenses avaliados e destaque vai para os atletas da Academia de Teqball de Belém (Lino e Gamara). Carimo Indjai, do FC Cuntum que ocupava a melhor posição entre os atletas guineenses, conseguiu apenas seis pontos e ocupou o lugar 72 com 1664 pontos.
Em reação a O Golo GB sobre performance dos atletas, Afonso Henrique Dju, presidente da Federação de Teqball da Guiné-Bissau, parabenizou os atletas pelo destaque, afirmando que os lugares ocupados pelos atletas ligados à instituição que dirige é motivo de grande orgulho, olhando para o número dos Teqers avaliados em todo mundo.
“Guineenses têm talentos para qualquer que seja a modalidade. Especialmente de Teqball, acreditamos que podemos ter ainda mais pessoas e nas melhores posições, uma vez que continuamos a trabalhar arduamente como temos vindo a fazer”, assinalou o presidente.
Para Afonso Dju, se a federação que dirige (FTGB) for criada as condições necessárias, os atletas nacionais podem liderar o Ranking mundial a qualquer momento, porque, segundo ele, têm talentos e já se destacaram nos eventos nacionais organizados pela federação.
No Ranking, os atletas nacionais Lino Bluté e Gamara da Silva ocuparam os lugares cimeiros e melhores na pontuação em relação aos atletas de vários países da África, Europa, Ásia e América, outros até primeiros na prática de Teqball em relação a Guiné-Bissau, fato que deixou ainda mais satisfeito o presidente da Federação Nacional de Teqball que agradeceu a sua direção técnica e todo o staff pelos trabalhos realizados em prol da modalidade no país.
Afonso Dju, revelou por outro lado que a FTGB está a preparar um FESTEQ (Festival de Teqball) como forma de dar mais oportunidade aos jovens guineenses para revelarem os seus talentos que um dia podem representar o país condignamente nas competições internacionais.
O presidente da Federação de Teqball da Guiné-Bissau terminou a sua reação, solicitando ao governo a apoiar diferentes modalidades como forma de desenvolver o desporto nacional.
Sobre a sua federação, Dju solicita o apoio mínimo que irá ajudar a sua instituição a descentralizar as mesas da modalidade por todo o canto do território nacional, cumprindo assim o objetivo da FTGB de levar a modalidade de Teqball a toda zona da Guiné-Bissau.
Importa salientar que os atletas nacionais Lino Bluté e Gamara da Silva, destacaram no lugar número 40 no meio de mais de oitocentos e cinquenta atletas de Teqball a nível mundial.