DECORRE EM BISSAU TORNEIO ‘BOCUNDJI CÁ’ PARA CAPTAÇÃO DE TALENTOS
Arrancou ontem (24.06), em Bissau, o torneio de captação de novos talentos futebolísticos denominado “Bocundji Cá”, a decorrer no Estádio Lino Correia, que terá duração de dois dias e conta com seis academias participantes.
A cerimónia de abertura contou com a presença dos olheiros estrangeiros, o empresário guineense Juca Fernandes e o mentor do evento, antigo internacional guineense e capitão dos Djurtus Bocundji Cá.
Em declarações à imprensa, Ricardo Gonçalves, olheiro de várias equipas na Europa e no Brasil, afirmou que um dos objetivos do torneio é trazer uma experiência de nova aprendizagem e oportunidade para os meninos no mundo fora, destacando a Europa.
“Um menino deve ser bom fora e dentro de campo, porque não adianta só ser dentro de campo e não ser por fora, pois, este é um dos princípios de futebol”, realçou também a parte física e técnica, ao abordar os métodos que serão postas nas escolhas dos atletas.
Por sua vez, o mentor do evento e também dono de uma das academias participantes, Bocundji Cá, falou de contatos com olheiros e de estágios dos miúdos selecionados.
“Foi um contato possível através de Juca Fernandes, tiveram que estar aqui antes, mas só depois de virem até o Senegal, logo fizeram a questão de vir à Guiné-Bissau. Primeiro visitaram a minha academia em “Cacoma” (Bandim arredores de Bissau), logo sentiram mais necessidade de conhecer outras academias”, explicou o antigo capitão dos Djurtus.
Sobre os futuros selecionados no torneio, Bocundji Cá disse que farão estágio na sua casa em Safim, localidade a menos 10Km de Bissau, mas os treinos serão feitos no Estádio Lino Correia, no coração da capital guineense.
De salientar que as academias participantes no torneio são: Academia Bocundji Cá, Academia Effemberg e Academia de FARP, todas de Bissau. Tendo ainda as seleções de Norte, de Sul e da região de Biombo, respectivamente, que vieram do interior do país.
©️ Samba Djaló
Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet