IDJÉ DA COSTA QUER RETOMA DE JOGOS ESCOLARES NO PAÍS
O jornalista desportivo, Idjé da Costa da Rádio Sol Mansi, pediu ao Governo para retomar os jogos escolares, como forma de resgatar talentos em diferentes modalidades desportivas.
Falando na qualidade do Padrinho da 1ª edição do Torneio Inter-Escolar do setor de Canchungo, organizado pelo Colectivo de Filhos e Amigos Dinâmicos de Região de Cacheu (COFADREC), Da Costa sustentou na ocasião que os jogos escolares devem abranger todas as regiões do país, incluindo o Setor Autónomo de Bissau, como acontecia no passado.
O apelo de Idjé da Costa, foi registado no último domingo (02.07), em Canchungo, na final da primeira edição do torneio inter-escolar, organizado pelo Colectivo de Filhos e Amigos Dinâmicos da Região de Cacheu (COFADREC).
Por outro lado, o padrinho do evento desportivo, Idjé da Costa exortou às autoridades governamentais do país a apostar seriamente no desporto nacional, porque, segundo ele, o desporto é um dos pilares basilares para alavancar o desenvolvimento de qualquer nação.
“Se o Estado pensar, seriamente, no desenvolvimento do desporto, isso vai minimizar as dificuldades que o país está a atravessar em vários sectores sociais, e vai ajudar no desenvolvimento do país. Teremos grandes jogadores em grandes clubes da Europa, sendo assim, eles poderão fazer gestos para o país, em construções de várias infra-estruturas de cariz social, tais como hospitais, centros de saúde, escolas e entre outros”, apontou Idjé, cintando, na ocasião, o exemplo do internacional senegalês, Sadio Mané, jogador Bayern Munique.
“Sadio Mané está a ajudar o Estado senegalês a desenvolver a sua aldeia natal, Bambali, com construção de Hospital, Escola, Mesquita e entre outras infraestruturas”, sustenta Da Costa.
Por fim, Idjé da Costa afirmou que o desporto é o caminho certo para projetar o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
©️ Elvis da Silva
Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet