BLOSSAN VAZ JÁ NO CAIRO PARA CURSO DE ÁRBITRAS DE ELITE
Finalmente a promessa da arbitragem feminina nacional, já se encontra no Egito para o curso de arbitragem da elite da CAF e FIFA
A árbitra internacional guineense, Blossan Vaz, de 28 anos, deixou o país, nas primeiras horas de ontem (03.08), para o Egito, para participar no curso de árbitras da elite feminina da CAF e FIFA, avançou na sua edição de quinta-feira a secção desportiva da Radiodifusão Nacional (RDN).
Ainda de acordo com as informações apuradas pela secção desportiva da RDN, a ação de formação de elite para as árbitras, vai juntar durante cinco dias em Cairo, Egito, todas as candidatas selecionadas pelo Conselho de Arbitragem da CAF, oriundas de alguns países da África, numa sessão teórica e prática no domínio da arbitragem de elite.
“Árbitra Blossan Vaz é a esperança dos guineenses em conseguir ter a primeira juíza na categoria feminina, em caso de apurar no curso de árbitras de elite feminina da CAF e FIFA. Até aqui, o país conta com três árbitros de elite, mas isso é na categoria masculina, tratam-se do Fidel Gomes (já reformado), Gilberto dos Santos e Firmino Bassafim, ambos ainda em ativo”, pode ler-se na publicação da RDN, a que a redação de O Golo GB teve acesso.
Refira-se que estas informações tinham sido confirmadas à RDN na quarta-feira, (02.08), pelo próprio presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Fidel Gomes, numa entrevista telefónica ao programa desportivo da RDN.
“Nas primeiras horas, desta quinta-feira, 03 de Agosto, ela vai seguir a viagem para Egito para formação de árbitras de elite, é uma das árbitras com privilégio de entrar neste curso, isto é, fruto de trabalho do quarteto que fizeram aquando da deslocação para o Egito, e com base nisto, ela foi selecionada pela CAF para participar no curso”, detalhou o dirigente máximo da arbitragem guineense em declarações à seção desportiva da RDN. Para de seguida esclarecer que a escolha foi feita pela entidade reguladora de arbitragem da Confederação Africana de Futebol (CAF) e não pela Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (CA/FFGB).
Saliente-se que na mesma entrevista à RDN, Fidel Gomes, presidente da Comissão de Arbitragem da FFGB, mostrou-se otimista no apuramento da candidata guineense para a arbitragem de elite mundial.
“Espero tudo, menos que Blossan não saia bem dessa formação, porque conheço as suas qualidades e potencialidades como árbitra, prova disso, não foi nós que a selecionamos, no universo das candidatas e no seu pouquíssimo ano de carreira de árbitra e, está à porta da entrada para classe da elite, é um caso inédito”, descreveu o líder da arbitragem guineense.
Dai que no ponto de vista de Gomes, é a Guiné–Bissau que deve se sentir orgulhosa da sua candidata, por isso, apelou o apoio incondicional nessa missão que pode consagrar pela primeira vez o país a possibilidade de contar com uma árbitra de elite mundial.
“A árbitra internacional, Blossan Vaz, é a esperança do país em caso de apurar-se no curso de árbitras de elite feminina da CAF e FIFA”, escreveu a seção desportiva da RDN nas redes sociais, a que O Golo GB teve acesso.
Recorde-se que numa das suas edições desta semana, apurou o portal desportivo FUT 245, junto duma fonte próxima aos “homens do apito”, que Blossan Vaz, que agora representa o país no curso de Elite das árbitras de CAF e FIFA poderia ausentar-se do referido evento, por não ter recebido, na altura, o suporte financeiro da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, cuja notícia foi igualmente retomada por O Golo GB.
Já de acordo com uma nota divulgada na página oficial da Federação de Futebol da Guiné-Bissau no Facebook, o curso de árbitras da elite da CAF e FIFA, no qual participa a única representante guineense, Blossan Vaz, decorrerá de 5 a 10 de Agosto de 2023, na capital do Egito, Cairo.
Soube O Golo GB que a jovem Blossan Vaz chegou mesmo ontem à capital egípcia, Cairo, onde inicia amanhã, 5 de Agosto de 2023, a sua formação destinada às árbitras de elite da CAF e FIFA.
Importa salientar que como ex-futebolista, na época 2013/2014, Blossan Vaz foi vice-campeã nacional de futebol feminino, ao serviço do Vitória Futebol Clube de Cacheu.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet