TONI CORREIA DE REGRESSO A LIVERPOOL
Internacional guineense esteve na casa onde foi formado, para manter forma física
Do pesadelo em Israel ao reencontro com Pep Ljinders: “Gosta muito de mim…”
We’ill never Walk Alone…é caso para dizer que Toni Gomes, avançado guineense formado no Liverpool, recebeu do antigo adjunto do FC Porto a máxima que define o apoio aos “reds”. Recebeu um livro e entregou uma camisola ao holandês.
Toni Gomes Correia, avançado de 24 anos, acaba de regressar a Israel, a fim de continuar a competir pelo Hapoel Hadera, clube do distrito de Haifa. O internacional guineense, durante alguns anos promessa do Liverpool, marcando vários golos pelas equipas jovens dos reds, tem viajado pelo mundo nos últimos tempos, jogando no Egito, Turquia, Azerbaijão e, agora, Israel. O ataque do Hamas dentro de território israelita apanhou-o num contexto inesperado, forçado a interromper atividade, quando levava quatro jogos pelo Hapoel Hadera. No meio de algumas incertezas, o jovem avançado foi recompensado pela sua história em Liverpool, recebendo um desafio de Pep Ljinders, antigo adjunto do FC Porto, atual braço direito de Klopp, para se deslocar à academia e manter a forma.
“Entristeceu-me muito o que aconteceu, foi algo que surpreendeu todo o mundo. Foi algo muito duro aqui em Israel, íamos jogar nesse dia. Ficamos com medo, embora sabendo que a nossa cidade é longe de Gaza e à partida mais calma”, lembra Toni, acabado de regressar ao país, após semanas em Liverpool.
“A situação parece mais calma, o presidente pediu aos estrangeiros para voltarem. Os outros já estavam a treinar. A Liga vai recomeçar no dia 25, isso é bom, porque tenho saudades de jogar e fazer o que amo. Pelas informações que nos chegam as ameaças são reduzidas, é um tema mais político, mesmo em Gaza reportam-nos uma situação mais calma, que estará agora mais na esfera dos militares e dos combatentes, sem envolver a população”, explica o guineense, detalhando, então, o envolvimento amigo de Pep Ljinders. “Acabei por vir para Portugal no dia seguinte à tragédia, participando num estágio da Guiné-Bissau. Troquei mensagens com o Pep, ele estava preocupado e mandou-me vir para Liverpool, que podia ficar lá e manter atividade na academia até tudo ficar controlado”, sublinha, muito agradecido ao holandês de quem recebeu o seu último livro ‘Intensity: Inside Liverpool’.
“Fui até lá, estive com ele e expliquei-lhe os acontecimentos. Também lhe levei uma camisola da Guiné. Os clubes contactaram para eu ter permissão de treinar-me lá, assim aconteceu. Ele disse-me para usufruir do ginásio e para falar com o treinador dos Sub’23 para me treinar com eles”, reporta. “O Pep é fundamental para mim e o Liverpool foi o clube que me deu um contrato profissional. Sou o que sou graças a eles, já atingi objetivos na carreira por essa razão, como jogar pela Guiné e ser internacional na base por Portugal”, destaca.
“O Ljinders gosta muito de mim, até disse agora a outras pessoas do clube quando nos encontramos que foi graças a mim que chegou à primeira equipa do Liverpool. Estava a brincar, claro, mas acho que se referia ao primeiro torneio que ganhou na formação. Foi com um golo meu contra a Juventus”, recorda Toni Gomes. “É um pai e um irmão mais velho, deu-me conhecimentos e conselhos como nº 9. Quando o jogo não corria bem, ele ligava-me a motivar-me”, conta o guineense, que também gozou de reencontros especiais. “Também deu para falar com o Alexander Arnold e o Curtis Jones do meu tempo. Vivia-se um período difícil no clube pelo rapto dos pais do Luís Díaz”, contextualiza Toni Gomes, feliz por jogar pela Guiné-Bissau. “Foi um sonho concretizado com esforço e trabalho. A seleção está numa dinâmica boa, a passar por uma mistura de jogadores mais velhos e mais novos. Está num bom desenvolvimento e é um orgulho pertencer a esta família”, elucida o avançado do Hapoel Hadera. “Ainda não tive muitas oportunidades, estou a encaixar, tenho de ter paciência e esperar o momento para ajudar”, observa Toni Gomes, testemunhando a essência do Liverpool e a razão do seu canto mítico – ‘We’ll never Walk Alone’.
Ver esta publicação no Instagram
©️ O Jogo
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet