CAN’2023: FFGB LEVA PRESIDENTES DE CLUBES PARA COSTA DO MARFIM
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau liderada por Caíto Teixeira, decidiu levar cerca de 18 presidentes de clubes nacionais e 6 representantes de associações filiadas na FFGB para assistir a 34ª edição da Taça das Nações Africanas, que se inicia no dia 13 deste mês em Costa do Marfim, apurou O Golo GB.
A referida delegação da Guiné-Bissau deixará o país amanhã, 11 de Janeiro de 2024, rumo à Costa do Marfim para assistir o Campeonato Africano das Nações (CAN Côte D’Ivoire 2023).
O Golo GB apurou ainda que todas as despesas e ‘per diem’ – subsídios de viagem dos referidos dirigentes de clubes nacionais e associações desportivas filiadas na FFGB serão suportadas pela entidade que rege o futebol nacional, neste caso, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Sabe-se que o Governo da Guiné-Bissau não vai assumir as despesas dos convidados da Federação de Futebol da Guiné-Bissau numa lista extensa de convidados da FFGB, que estarão na Costa do Marfim.
Saliente-se que independentemente dos presidentes de clubes e das associações desportivas, ainda irão integrar aquela comitiva alguns elementos do comité executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, assim como outros convidados desta entidade desportiva gestora do futebol guineense.
Outra informação apurada junto de outra fonte, sustenta que a ida destes dirigentes desportivos para a Costa do Marfim é uma forma de Caíto Teixeira preparar a sua reeleição ao cargo de presidente da FFGB.
Recorde-se que a Federação de Futebol da Guiné-Bissau habitualmente leva na sua caravana várias pessoas para assistir o Campeonato Africano das Nações ou para outros compromissos internacionais dos Djurtus, um cenário que alguns analistas desportivos já apelidaram de ‘turismo’.
Como sempre a comunicação social aparece como a última na fila, ou seja, a menos importante, aliás, a imprensa desportiva da Guiné-Bissau ficou fora da cobertura de uma edição do CAN, neste caso em 2019, no Campeonato Africano das Nações disputado no Egito, naquilo que foi a segunda qualificação consecutiva dos Djurtus para as copas africanas.
Para esta edição do Campeonato Africano das Nações, além dos jornalistas dos órgãos de comunicação social públicos, o Governo, através do Ministério da Juventude, Cultura e dos Desportos, decidiu suportar a viagem de dois profissionais da imprensa privada da Guiné-Bissau.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet