CAN’2023 – REAÇÕES: BOCUNDJI RESPONSABILIZA EQUIPA TÉCNICA E FFGB PELO FRACASSO DOS DJURTUS
Ex-capitão da seleção nacional de futebol (Os Djurtus), Bocundji Cá, considerou de triste e humilhante a participação da Guiné-Bissau na 34ª edição do CAN, e responsabilizou a estrutura da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e a equipe técnica, liderada por Baciro Candé, pelo fracasso da seleção nacional no torneio.
De regresso da Costa de Marfim, Cá foi surpreendido no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, por um grupo de jovens, amantes do futebol, com cartazes que contêm a sua cara, acompanhado de dísticos com dizeres que pediam que assumisse a liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Na ocasião, Bocundji Cá considerou a participação dos Djurtus de vergonhosa e humilhante.
“É uma tristeza total para o povo da Guiné-Bissau, temos jogadores com muita qualidade, mas há muita desorganização”, começou por dizer o antigo capitão.
Na sua visão, não é possível, o facto de já em quarta participação consecutiva, a seleção nacional não consegue ganhar nenhum jogo com grandes jogadores que tem.
“É uma humilhação nacional e vergonha internacional para todos os guineenses”, considerou.
Bocundji Cá defendeu que as pessoas devem ser responsabilizadas, sustentando que o Estado da Guiné-Bissau não pode gastar o dinheiro sem resultados satisfatórios para o povo da Guiné-Bissau.
Nesse sentido, o antigo internacional apelou ao governo para, desta vez, assumir as suas responsabilidades em responsabilizar as pessoas sobre mais uma má participação da Guiné-Bissau no torneio.
Questionado sobre a receção calorosa que teve por parte dos jovens que pediram que assumisse a liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Cá viu com bons olhos, mas sustentou que não são eles que votam, mas sim os presidentes dos clubes.
De salientar que a Guiné-Bissau foi eliminada da Taça das Nações Africanas sem qualquer ponto, marcou dois golos e sofreu 7, naquilo que foi a pior participação dos Djurtus numa fase final do CAN.
© O Golo GB