NÃO MARCAÇÃO DOS JOGOS DA 1ª E 2ª LIGA TERÁ SIDO POR FALTA DE DINHEIRO
Liga de clubes alega jogos em atraso, mas há informações que contrariam os fundamentos da liga e que relevam outros motivos que estarão na base de tudo
A Liga Guineense dos Clubes de Futebol alegou no seu comunicado à imprensa que a não marcação das partidas de I Liga e II Liga de futebol masculino no país deve-se ao fato de agendamento dos jogos atrasados que hão de realizar este fim de semana, nas duas maiores provas nacionais, mas há informações que contrariam os fundamentos da Liga e revelam outros motivos que estarão na base de tudo.
De acordo com uma fonte próxima da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), e da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), a não marcação dos jogos para seguimento das jornadas da Primeira Divisão (Guines-Liga) e da Segunda Divisão (Guines-Bola) tem a ver com a falta de dinheiro para suportar logística e os subsídios dos árbitros relacionados às diferentes partidas.
A mesma fonte foi ainda mais longe revelando que existem dívidas pendentes para com os homens do apito, dizendo que ‘há episódios onde os juízes nomeados para os jogos, em Bissau, não receberam valor monetário para suporte do transporte como é habitual’.
Em relação a jogos em atraso, O Golo GB sabe que só há uma partida a realizar, entre o Ajuda Sport Clube e os Bijagós FC/Bubaque], referente a 7ª jornada da Série A da Guines-Bola, agendada para o próximo segunda-feira, 06 de Maio de 2024.
Saliente-se que é esperada, com expectativa, o início da nova competição no sistema do futebol nacional implementada pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), a Liga Regional, equivalente à Terceira Divisão que vai substituir a antiga Liga Provincial.
A Liga Regional, sob a responsabilidade da FFGB, tinha pontapé de saída marcado para o passado mês de Fevereiro deste ano, mas até ao momento não há nenhum sinal oficial para o seu arranque. Aliás, informações vindas do sul do país, dão conta que a Liga Regional terá mesmo o jogo de abertura esta quinta-feira, 9 de Maio, em Catió, no campo Pansau Na Ísna, cujo comunicado deverá ser divulgado amanhã, segunda-feira.
Recorde-se que no próximo dia 29 de Junho de 2024, os clubes de futebol e associações filiadas na Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) são chamados a escolher uma nova liderança no organismo que rege o desporto-rei nacional ou manter a direção atual que, ultimamente, vive debaixo de fortes acusações de indícios de corrupção.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾