FEDERAÇÃO DE LUTA CAPTA TALENTOS NA REGIÃO DE OIO
Com o propósito de deter talentos para os compromissos internacionais, a Federação de Luta da Guiné-Bissau, realiza torneios de identificação de talentos em dois Sectores da Região de Oio, norte do país, concretamente em Mansoa e Bissorã.
Para a melhor efetivação da iniciativa, está no país a convite da FLGB, um especialista da Federação Internacional de Luta (UWW), Vicent Aka Akessé, do departamento de Desenvolvimento da Luta para África, que, para além de captação de talentos, realizou sessões de formação para técnicos da Federação e Professores da Educação Física de algumas de Bissau, que vão participar na última fase do torneio, em Bissau.
Nesta iniciativa de captação de talentos no norte da Guiné-Bissau, de acordo com a agenda da instituição federativa, na posse da redação de O Golo GB, a povoação de Sucuto, arredores da cidade de Mansoa, terra natal do “líder da medalha nacional”, Augusto Midana, será palco este sábado, (25.05), do primeiro evento, que pretende juntar diferentes tabancas. No domingo, os lutadores das tabancas de Bissorã vão concentrar-se em Laté, para igualmente, revelarem os seus talentos.
De acordo com a FLGB, os trabalhos em curso visam encontrar talentos para os futuros compromissos, incluindo os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar’2026, que vai juntar jovens com idade máxima de 17 anos.
Importa salientar que a Federação de Luta da Guiné-Bissau, tem dois atletas com presença garantida nos Jogos Olímpicos Paris’2024, neste caso, os campeões africanos [Diamantino Iuna Fafé de 57kg e Bacar Ndum de 74kg].
Desde os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 a esta parte, os atletas guineenses da modalidade de Luta Livre, sempre conseguiram apuramento direto às olimpíadas e é a Federação com mais troféus em representação da Guiné-Bissau.
© O Golo GB