GUINÉS-LIGA: CANCHUNGO AINDA PODE SER CAMPEÃO? A RESPOSTA É SIM. MAS PRECISA DE UM MILAGRE
Restam três jogos para o fim do campeonato e o Benfica é líder isolado, com 66 pontos, mais quatro pontos do vice-líder e campeão em título, FC Canchungo
O FC Canchungo recebeu e empatou a zero bolas com Sport Bissau e Benfica, no jogo da 27ª jornada disputado no último sábado (13.07), na mais escaldante partida da jornada entre o líder e o vice-líder da prova.
Já foram disputados 27 jogos, restam três jogos para o fim do campeonato e o Benfica é líder isolado, com 66 pontos, mais quatro pontos do vice-líder e campeão em título, FC Canchungo.
“Não vamos deitar a toalha ao chão, vamos lutar até à última jornada”, garantiu o técnico de Lobos de Canchungo, Casaco Dembi, depois do jogo.
No banco encarnado estava Nélson M’bana, adjunto de Aldo da Silva, ausente por motivos de castigo pela expulsão no jogo da Taça contra São Domingos, na semana passada, garantiu que as Águias vão continuar na luta pelo título e quer encomendar a faixa de campeão.
Luta pelo título: Canchungo ainda pode ser campeão? A resposta é sim.
Em termos da luta pelo título, atenção: a única equipa que depende só de si para ser campeão da Guines-Liga é o Sport Bissau e Benfica.
Precisa somente de duas vitórias para chegar ao título, mas também até pode ser campeão na 28ª jornada caso vença o seu jogo (contra Mansôa) e se o Canchungo perder contra São Domingos.
Por sua vez, para ser campeão, o FC Canchungo tem a ‘imperatividade’ de vencer todos os três jogos que restam, para depois esperar, pelo menos, dois desaires do Benfica [ou seja, para os encarnados perderem os dois próximos jogos, ou empatar dois próximos jogos], aí passarão a ter 71 pontos cada.
Se assim for, no critério do desempate, os Lobos levarão melhor sobre os encarnados como manda alínea c) do ponto dois do Capítulo II do Regulamento de Competições Oficiais da Federação de Futebol da Guiné-Bissau “FFGB”.
Critério de desempate em caso de igualdade de pontos:
Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que, no final das competições a disputa por pontos, se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios:
a) Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos entre si realizados; (foram dois empates, dois pontos para cada equipa);
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados nos jogos realizados entre si;
(2-2, na primeira volta, 0-0 na segunda volta);
c) Maior número de golos marcados no estádio do adversário, nos jogos realizados entre si; (Canchungo marcou dois golos no campo do Benfica, mas o Benfica não marcou no campo de Canchungo).
Quer dizer que o FC Canchungo precisa de um verdadeiro milagre para ser bicampeão.
Últimos três jogos de Benfica:
Jornada 28ª: Benfica vs Mansoa
Jornada 29ª: Bafatá vs Benfica
Jornada 30ª: Benfica vs Sonaco
Últimos três jogos de Canchungo:
Jornada 28ª: São Domingos vs Canchungo
Jornada 29ª: Canchungo vs NTFC Bula
Jornada 30ª: Portos vs Canchungo
Com todas as possibilidades, vai ser uma situação quase ‘impossível’ para homens do norte, mas no futebol tudo é possível, é preciso acreditar até ao fim, a esperança é o último que morre.
Equipas que garantiram a permanência:
As equipas que já garantiram a permanência oficialmente e sem depender da conjugação dos resultados, (ou mesmo sem necessitar da possibilidade de confrontos diretos), são equipas de Gabú, Bula, Sonaco, Pelundo, além dos tubarões como líder Benfica, campeão Canchungo, UDIB, e Sporting.
Do resto, outras equipas precisam de esperar os acontecimentos da 28ª jornada para saber das suas situações, contudo muito delas depende só de si mesma para garantir a permanência.
O FC Binar, último lugar com 21 pontos, está a um passo e meio da Segunda Liga. Todavia, a equipa está a conhecer as verdadeiras consequências resultantes de conflitos internos.
© Balantó Danfa