PELAS MÃOS DO EMIL DJATA, UDIB SUPERA BENFICA NOS PÊNALTIS E SALVA A ÉPOCA COM A TAÇA DA GUINÉ
A União Desportiva Internacional de Bissau, (UDIB), conquistou a Taça da Guiné em futebol da época desportiva 2023/24, ao vencer na final da tarde deste domingo, (11.08), o Sport Bissau e Benfica por 3-1 nas marcas de grandes penalidades, após as duas equipas terem empatadas a uma bola durante os 120 minutos, na derradeira partida da prova disputada no Estádio Lino Correia, em Bissau.
A partida teve uma boa assistência do público nas bancadas e que, na primeira parte, as duas formações praticaram um bom nível do futebol, com circulação do esférico para todo o retângulo do jogo criando várias lances de perigos, contudo os primeiros 45 minutos terminaram sem qualquer golo.
No reatar do encontro, a equipa encarnada entrou muito motivada com a missão de violar a baliza dos rapazes de avenida, mas encontrou uma barra defensiva udibista bem atenta e consistente.
Aos 72 minutos, a UDIB beneficiou de uma penalidade e que não soube aproveitar para abrir o placar uma vez que Edi Pedro atirou o esférico, simplesmente, para as mãos de Oblack.
Quando tudo indicava que a partida ia terminar empatada a zero bolas no tempo regulamentar, foi aí que o recém-entrado, Edmundo Monteiro, fez vibrar o estádio Lino Correia marcando o primeiro do encontro, aos 86 minutos, depois do cruzamento vinda da zona direita do ataque benfiquista e desviou, de cabeça, para fundo das redes da UDIB dando vantagem à equipa encarada.
A resposta dos comandados de Bentem Culubali surgiu ao cair do pano, aos 90+2, graças ao tento apontado por Desiré Mendes que mandou partida para o prolongamento onde mantêm-se empatados a uma bola.
Na marcação de onze metros, a UDIB foi mais concretizadora e venceu, por 3-1, com Emil Djatá, guardião udibista acabou por ser herói da partida ao defender dois dos três pênaltis do Benfica.
Desta forma, o conjunto liderado por Mamadu Bentem Culubali acabou por salvar a época com, pelo menos, um troféu evitando a dobradinha dos encarnados.
[Artigo atualizado às 07h47]
© Junior Victor Moli Mendes