ATLETISMO: LILIANA CÁ, A PAIXÃO DO DISCO
© RFI Português
A temporada de atletismo ao ar livre está encerrada no que diz respeito às provas de alto nível. Hora de fazer balanços durante um ano em que as principais provas decorreram nos Jogos Olímpicos.
A RFI foi à descoberta de Liliana Cá, atleta portuguesa com origens guineenses, que terminou no quinto lugar no lançamento do disco em Tóquio nas Olimpíadas que decorreram no Japão.
Liliana Cá é a actual detentora do recorde nacional da modalidade com 66 metros e 40 centímetros, uma marca alcançada em Março de 2021 em Leiria.
2021 acabou por ser um ano com excelentes resultados para a atleta luso-guineense de 34 anos, que se sagrou Campeã de Portugal pela quarta vez, que ganhou em Huelva em Espanha o meeting Ibero-americano, bem como o concurso de lançadores em Split na Croácia e a prova do lançamento do disco no Campeonato da Europa por equipas em Chorzów na Polónia ou ainda a prova do Memorial de Lançamentos Kamila Skolimowska também na Polónia.
De notar ainda que Liliana Cá terminou no quinto lugar na final do lançamento do disco da Liga Diamante, a maior prova a nível internacional atrás dos Jogos Olímpicos, dos Campeonatos do Mundo ou dos Campeonatos da Europa.
E foi após uma das etapas da Liga Diamante, em Paris em França, em que Liliana Cá terminou no quarto lugar, que a RFI teve a oportunidade de falar com a atleta portuguesa que falou da sua prova parisiense mas sobretudo fez um balanço da sua temporada e da participação nos Jogos Olímpicos.
Liliana Cá também abordou as suas origens guineenses, ela que nos explicou como teve essa paixão pelo lançamento do disco.
Liliana Cá, que nasceu a 5 de Novembro de 1986, tem uma agenda bem preenchida em 2022, estando já apurada para os Europeus de atletismo que vão decorrer em Munique na Alemanha de 15 a 21 de Agosto.