ÚNICO GUARDA-REDES IMBATÍVEL EM ESPANHA TEM SANGUE GUINEENSE
Hispano-guineense é o único guardião que ainda nesta época futebolística 2024/2025, não sofreu qualquer golo em todo o Reino de Espanha
O feito histórico e inédito do guarda-redes hispano-guineense Leo Mendes mereceu um grande destaque no site desportivo espanhol ABC Fútbol, numa publicação a que a redação de O Golo GB teve acesso.
O ABC Fútbol começou o seu artigo enfatizando aquilo que chama de “explosão” de Leo Mendes, antes de sublinhar que é até aqui, o único guarda-redes invicto na Espanha – acrescentando que “se ele mantiver a humildade, irá longe”.
Segundo o ABC Fútbol, os membros da comissão técnica do CD Quintanar del Rey explicam à reportagem do ABC Fútbol as qualidades de seu guarda-redes e os segredos da própria equipa que ainda não sofreu um único golo nesta temporada.
Das quase 500 equipas que competem nas cinco principais categorias do futebol espanhol, apenas uma, o CD Quintanar del Rey, conseguiu chegar ao limiar de Novembro sem sofrer um único golo. Sua baliza é a única parede que ainda está de pé. Contratado no verão por José Carlos Mullor, o guardião hispano-guineense Leo Mendes se encaixa maravilhosamente na filosofia que o diretor esportivo do clube de Cuenca impôs desde sua chegada: jovem de 23 anos, faminto, ansioso para aprender e continuar crescendo e, acima de tudo, um jogador de equipa.
“Se ele não perder a humildade, irá longe”, garante o chefe das contratações desta equipa da Tercera Federación da Real Federação Espanhola de Futebol – RFEF.
“É meu segundo ano em Quintanar. Desde que estou aqui, não contratamos nenhum jogador com mais de 25 anos. Nossa idade média é de 21,7 anos, baixamos a média da temporada passada, que era de 22,8”, diz Mullor, ex-treinador da Segunda Divisão B. “Notei Leo na temporada passada, quando ele estava no Villarrobledo, e no verão que o contratamos, ele se encaixa muito bem nas nossas necessidades”. Ele se adaptou tão bem que agora é o único guarda-redes invicto da Espanha. Depois de oito jogos (seis vitórias e dois empates), Leo Mendes ainda não sofreu um único golo. Uma parede indestrutível mesmo de um penálti. No domingo, na visita a Marchamalo, o guardião desviou um chute de onze metros no final do intervalo e o rebote subsequente. Seu penúltimo milagre.
Raimundo Salas, treinador de goleiros de Mullor quando ele treinou na categoria bronze do futebol, agora desempenha esse papel no CD Quintanar del Rey, segundo no Grupo XVIII da Terceira Federação empatado em pontos (20) com o líder, CD Toledo. “Leo é um goleiro de grande porte (192 centímetros), com muita corpulência e com muito boa condição física. Ele melhorou muito no aspecto técnico e tático, bem como no posicionamento no gol“, explica a este jornal.
ABC Fútbol destacou as raízes da Guiné-Bissau do atual punho de ferro no futebol espanhol, escrevendo o seguinte – de origem guineense e em Espanha desde 2019, Leo Mendes, que tem um irmão gémeo a jogar em Portugal, já passou por equipas como Marítima, Lanzarote, Tamaraceite, Las Palmas C, Atlético Paso e Herbania.
“Ele vai muito bem em situações de um contra um, ele é muito ousado e corajoso no ar. A nível psicológico melhorou muito na concentração e tem uma grande personalidade em campo, mas acima de tudo destaco a sua vontade de trabalhar, de aprender e humildade”, elogia Raimundo Salas, que em cada treino se esforça por continuar a polir um guarda-redes cuja competição interna também o tem ajudado na sua progressão. E ele concorda com seu diretor esportivo: “Se ele mantiver a humildade, pode chegar muito alto”.
CONCORRÊNCIA INTERNA DE LEO MENDES
“Leo está em um grande momento, mas Íker Checa (20 anos), o segundo guarda-redes, está dificultando muito para ele. Há uma competição desportiva impressionante na equipa e isso ajuda no crescimento dos jogadores”, diz Mullor, que com as suas contratações transformou Quintanar em um adversário impossível de marcar um golo. “Clubes de categoria superior como Almería ou Leganés estão nos ajudando com jogadores emprestados, os meninos vêm com fome e sabem que têm projeção aqui”, diz o diretor desportivo.
De acordo com ABC Fútbol, para o banco, Mullor optou no verão por Pedro Bolaños (38 anos), ex-treinador de equipas como Melilla, Jaén ou Atlético Mancha Real e que terminou a temporada passada no comando do Linares Deportivo na Primeira Federação. O treinador se coloca no perfil e coloca os jogadores no foco da incrível corrida do CD Quintanar del Rey. “Os protagonistas são os jogadores, seu trabalho e suas demandas diárias, Leo tem sido decisivo em vários jogos, como em Marchamalo, mas a importância é do coletivo”, garante ao ABC Fútbol.
A mesma publicação faz menção que Leo Mendes já passou 720 minutos sem sofrer golos, mas ainda está longe da invencibilidade do futebol espanhol, detido por Mikel Pagola. Ex-Osasuna B, Ponferradina, Burgos, Guijuelo, Badalona, Móstoles, Alavés, Badajoz, Balompédica Linense e El Palo, o navarro estabeleceu sua marca (1.342 minutos) na reta final da campanha 2015/2016, quando defendeu o golo do CD Tudelano. Um recorde que Leo Mendes, o guardião intransponível do CD Quintanar del Rey, olha, ainda com o canto do olho.
Recorde-se que o jovem guarda-redes hispano-guineense Leo Mendes é o irmão gêmeo de Cláudio Mendes, do Casa Pia Atlético Clube, e continua em grande destaque no quarto escalão de futebol espanhol, sendo até aqui o único guardião que ainda não sofreu qualquer golo em todos os cinco principais escalões do desporto-rei em todo o Reino de Espanha, num universo de quase 500 equipas.
Ver esta publicação no Instagram
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet