DADOS ESTATÍSTICOS DA PRIMEIRA VOLTA DA 1.ª LIGA

Benfica é campeão da primeira volta com melhores ataque e defesa
Os campeões nacionais da passada época desportiva 2023/2024, Sport Bissau e Benfica terminou a primeira volta do campeonato nacional da primeira divisão com chave d’ouro, sendo a equipa mais consistente e eficaz durante as 15 partidas realizadas na primeira ronda desta edição (2024/2025), do primeiro escalão de futebol guineense.
As águias de Bissau comandadas pelo técnico Romualdo José da Silva (Aldo), terminaram a primeira volta da prova como líderes com 37 pontos, fruto de 11 vitória, 4 empates, sem somar nenhuma derrota, ficando assim com mais 4 pontos do segundo classificado, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que termina a primeira metade da Iª Liga com 33 pontos, fruto de 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.
Os encarnados independentemente de serem campeãs da primeira volta, destacam-se nesta primeira metade da competição com o registo de melhor ataque do campeonato com 30 golos marcados, e tem ainda a melhor defesa da prova, tendo sofrido apenas 7 golos, e neste capítulo também é seguido pela UDIB, que apontou 24 golos, mas a segunda melhor defesa da Iª Liga é detida pela equipa lestenha de Gabú, comandada por Bentem Culubali, que sofreu apenas 10 golos.
Na senda de curiosidades e dos dados estatísticos da primeira volta da 1ª Liga guineense da época em curso, FC Os Tigres de São Domingos, foi a equipa que mais sofreu golos durante toda a primeira metade, num total de 31 golos sofridos, e é seguido pelo FC Pelundo que encaixou 28 golos dentro da sua baliza.
Refira-se que o Nuno Tristão FC Bula, detentor da 1ª edição da Taça Centenária Amílcar Cabral, conta com pior ataque da prova, tendo apontado apenas 6 golos, segundo os dados disponíveis na posse da redação de O Golo GB, fruto disso ocupa a 13ª posição na tabela classificativa.
Entretanto, o FC Sonaco foi a pior equipa da primeira volta do campeonato tendo alcançado apenas uma vitória em 15 partidas disputadas, é a única equipa que somou somente um triunfo na primeira volta e fruto disso ocupa o último lugar da tabela classificativa com 7 pontos, com registo de uma vitória, 4 empates, 10 derrotas, 11 golos marcados e 24 tentos sofridos, ocupando a 16ª posição da classificação, ou seja, a lanterna vermelha da Iª Liga 2024/2025.
Podemos dizer que as equipas sensação na primeira volta, foram as duas estreantes no campeonato nacional da primeira divisão guineense – Háfia de Bafatá e FC Cumura, este último que ocupa a 9ª posição com 20 pontos, tendo somado 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, somando 15 golos marcados e 17 sofridos, fica em cima dos vice-campeões nacionais ‘Os Lobos’ de Canchungo, que terminou a primeira volta no 10.º posto da tabela classificativa com 19 pontos.
Ao passo que o Háfia de Bafatá figura no 12° lugar com 18 pontos, contando assim com 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, marcou 17 golos e sofreu 21 ao longo da primeira volta do campeonato do primeiro escalão de futebol da temporada 2024/2025.
Segundo os dados estatísticos elaborados pela redação de O Golo GB, num universo de 16 equipas que compõem o campeonato nacional da primeira divisão nesta época desportiva 2024/205, foram disputadas 120 partidas e contou com 264 golos apontados.
© O Golo GB
📷 Reprodução
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet