ANAFFGB PROMETE RESGATAR O FUTEBOL FEMININO NA GUINÉ-BISSAU

Organização destaca a união como fator chave para atingir a referida meta

PUB
Novos corpos sociais da recém-criada Associação Nacional de Futebol Feminino da Guiné-Bissau, ANAFFGB, entraram em funções esta quinta-feira, (17-04), por um período de próximos quatro anos do mandato.
O ato de posse aconteceu nas instalações da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, em Bissau, testemunhado pela Federação do Futebol da Guiné-Bissau através da responsável do futebol feminino, Avelina Jandi.

Corpos sociais de ANAFFGB
No seu discurso, Daluz Poti Ié, presidente de associação, deixou promessas.
“Sabemos que, na Guiné-Bissau, o futebol feminino muitas vezes é desprezado e posto de lado. Mas, com ANAFFGB, vamos lutar para poder mudar este cenário”, prometeu Ié que destacou a união como fator chave para atingir a meta.
“É importante que todos atores ligados ao futebol feminino estejam unidos. Temos que andar de mãos dadas, com todos os clubes”, disse.
Daluz Ié chamou atenção dos dirigentes desportivos nacionais para dar atenção ao futebol desta camada no país.
“É um grande passo. Vai ajudar e muito no desenvolvimento do futebol feminino”, afirmou Avelina Jandi, responsável do futebol feminino do organismo gestor do desporto rei na Guiné-Bissau que considerou a criação de ANAFFGB como ‘passo importante para desfazer as ideias negativas à volta das mulheres no futebol.

Avelina Jandi, responsável do Futebol Feminino da FFGB
Nesta mesma ocasião, Jandi anunciou a intenção da FFGB em criar a ‘Liga Nacional do Futebol Feminino’.
Recorde-se que, Daluz Ié foi eleita na primeira Assembleia Geral de associação realizada no dia 27 do fevereiro deste ano, por um período de quatro anos de mandato à frente da organização fundada no 5 de fevereiro de 2025 com o objetivo de promover o futebol feminino na Guiné-Bissau.
© Balantó Danfa