LUTA: GUINÉ-BISSAU PARTICIPA NO CAMPEONATO DE MUNDO SUB-23 E NO TORNEIO DA CEDEAO
© O Golo GB
📷 FLGB
A Federação de Luta da Guiné-Bissau (FLGB), participa com dois atletas no Campeonato de Mundo de Luta, na categoria de Sub’23 e cinco atletas na 9.ª edição de Torneio Africano de Luta da CEDEAO que decorrerá em Dakar de 4 a 6 de Novembro de 2021.
A informação consta na publicação da Federação de Luta da Guiné-Bissau, consultada pela redação de O Golo GB, onde a instituição federativa adianta que o Campeonato de Mundo de Sub’23 vai ser antecipado pelo Congresso Ordinário da Federação Internacional de Luta, no qual estará representada ao mais alto nível pelo seu presidente, João Bernardino Soares da Gama que está a caminho de Belgrado, na Sérvia.
“O Presidente da Federação de Luta da Guiné-Bissau, João Bernardino Soares da Gama, deixou o país na madrugada desta sexta-feira, 29 de Outubro de 2021, com destino a Belgrado, na Sérvia, onde irá participar no dia 31 deste mês no Congresso Ordinário da Federação Internacional de Luta.
Em cima da mesa do congresso, como Ordem do Dia, estão 20 pontos que merecerão debates e aprovação por parte dos congressistas, com destaque para aprovação de adesão de Cabo Verde e Kuwait como membros de pleno direito da Federação de Internacional de Luta”, informou FLGB, adiantando que o país vai ser representado por dois atletas, incluindo a promessa Diamantino Iuna Fafé.
“Congresso Ordinário, irá anteceder o Campeonato de Mundo de Luta na categoria de Sub’23, que decorrerá de 01 a 07 de Novembro deste ano, no qual a Guiné-Bissau irá participar com dois atletas, nomeadamente: Diamantino Iuna Fafé de 57 Kg e Caetano António Sá de 74 Kg que, se tudo correr como planeado irão deixar o país na madrugada de sábado (30.10) acompanhado do treinador João Afonso Bagine com destino à Sérvia”.
Devido a falta de verba financeira, o outro atleta Bacar Ndum de 71 kg, inicialmente incluído na caravana acabou por ficar de fora, lamentou a FLGB na mesma publicação.
Na nona edição do Torneio Africano de Luta, que irá decorrer de 04 a 06 de Novembro, organizado pela CEDEAO, estarão sob orientações do veterano Talata Embaló (treinador) cinco atletas, nomeadamente: Arices Djiamo, João Siuna Cumba, Wotna Sangum, Bedansanta C. Mora e Júlio Armando Tchami.
Contactado pela redação de O Golo GB para falar das duas participações da Federação de Luta nas provas internacionais, João Bernardino Soares da Gama, revelou a esperança nos seus atletas, embora ter lamentando a forma como têm preparado com grandes dificuldades às referidas provas.
No entender de João da Gama, a Federação de Luta da Guiné-Bissau não está sendo bem tratada pelas autoridades governamentais e promete falar do assunto assim que regressar da Sérvia.
A Federação de Luta da Guiné-Bissau, para recordar, é a instituição federativa nacional com mais conquistas internacionais.