VINTE TÉCNICOS DA FEDERAÇÃO DE DESPORTO PARA DIFICIENTES EM AÇÃO DE CAPACITAÇÃO
© Mamadi N’Djai
O Comité Paralímpico da Guiné-Bissau em colaboração com o governo e o Comité Internacional da Cruz Vermelha, está a realizar de (08 a 13.11), em Bissau, uma ação de formação na matéria de técnicas modernas em diferentes modalidades, destinada a cerca de vinte técnicos da Federação de Desporto para Dificientes.
A ação visa criar condições e preparar os participantes a dominarem técnicas modernas que possam facilitá-los nas próximas competições internacionais, avançou o Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Florentino Fernando Dias.
Florentino Fernando Dias, disse ainda acreditar que “a melhor forma de preparar para as competições é formar os profissionais, no domínio de desporto, desde treinadores, dirigentes desportivos e todos os intervenientes no setor. Neste sentido, os técnicos através desta formação vão estar atualizados e capacitados para acompanhar os atletas nos compromissos internacionais”.
O governante reiterou mais uma vez, que o desporto inclusivo é a prioridade do executivo.
Para Florentino Dias, o desporto oferece e expande vários outros valores, por isso, “não devemos impedir a população de beneficiar de desportos”, afirmou Dias, acrescentando que a falta de infraestruturas não deve ser o motivo de não praticar desporto.
“É verdade que temos dificuldades em termos de infraestruturas, mas isso não deve ser o motivo para as pessoas não praticarem desporto e o governo está a trabalhar no sentido de criar e melhorar condições dessas infraestruturas. Apelo às famílias para permitirem pessoas com deficiência a praticarem desporto”, concluiu.
A formação que iniciou hoje e que vai decorrer até dia 13 deste mês, deixou o presidente do Comité Paralímpico muito satisfeito.
Na sua declaração Musso Na N’Dum, disse esperar que os participantes tirem o máximo de proveito na formação para facilitar os seus trabalhos enquanto técnicos.
A formação em causa é ministrada pelo Diretor de Desportos de Portugal Jorge Carvalho.