TEQBALL: LINO E GAMARA REPRESENTAM A GUINÉ-BISSAU NO MUNDIAL DE POLÓNIA
© O Golo GB
A Federação de Teqball da Guiné-Bissau, entregou este sábado (27.11), os prémios aos vencedores da 3ª e 4ª ronda de Challenger Nacional, realizadas no passado mês de Julho nas cidades de Canchungo e Bula, norte do país.
A cerimónia teve lugar na sede provisória da organização, junto das instalações da Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD) e o destaque vai para Academia de Teqball de Belém que levou para o museu os prémios do primeiro lugar a nível individual e duplo.
Na ocasião, Afonso Henrique Djú, presidente da Federação de Teqball da Guiné-Bissau, confiante na qualidade dos atletas selecionados, disse que estão a trabalhar em conjunto com o governo com vista à participação do país no Campeonato da Polónia.
Para Afonso Djú, a organização dos torneios (Challenger) são desafios para relançar a modalidade no país, alicerçando ideias e estratégias para a futura realização do campeonato nacional de Teqball.
O Líder federativo reconheceu o apoio do governo para com a sua Federação desde a sua criação, e diz esperar o mesmo para a participação no campeonato do mundo.
Aos microfones dos jornalistas, os dois atletas escolhidos através dos feitos para representarem o país no Campeonato do Mundo, Lino Bluté (vencedor individual da 3ª ronda) e Gamara da Silva (vencedor individual da 4ª ronda), igualmente duplos vencedores das duas rondas, prometeram dar os seus máximos para dignificar a Guiné-Bissau no evento magno de Teqball na cidade polonesa de Gliwice.
De acordo com a comissão organizadora, a premiação feita, resulta das pontuações da 3ª e 4ª ronda do Challenger Nacional que ficou da seguinte forma:
Categoria Individual
1° – Lino Bluté – 60 000 FCFA
2° – Gamarra da Silva – 45 000 FCFA
3° – Queba Indjai – 30 000 FCFA
4° – Ussumane Djaló – 15 000 FCFA
Categoria Dupla
1° – Academia de Teqball Belém – (Lino Bluté e Gamarra da Silva) – 120 000 FCFA
2°- F.C Cuntum – (Constantino João Moreira e Queba Indjai) – 90 000 FCFA
3° – Ondame – (Tó Ié e Herculano Cá) – 60 000 FCFA
4° – F.C Bambadinca – (Inácio Té e Ussumane Djaló) – 30 000 FCFA
De salientar que o Campeonato de Mundo de Teqball no qual o país almeja participar com dois atletas, será realizado em Polónia, em Gliwice, de 08 a 11 de Dezembro de 2021.