“DESENVOLVER O FUTEBOL NACIONAL REQUER ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE” – DEMBO SISSÉ
© O GOLO GB
O presidente da Liga Guineense de Clubes de Futebol (LGCF), Dembo Sissé, considerou que hoje, ‘a seleção nacional está no céu, enquanto que o futebol nacional está no chão’, referindo assim o desenvolvimento do futebol do, que diz requer o envolvimento da comunidade.
As palavras do presidente da LGCF foram registadas ontem (04.12), na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais do Futebol Clube de Safim. Na ocasião, Dembo Sissé, solicitou a comunidade local no sentido de acolher o clube, dando a cada um a sua contribuição, junto com a administração local.
Por outro lado, Dembo Sissé revelou que a instituição que dirige tem mantido encontro com o Ministro da Administração Territorial, solicitando-o a subvenção do governo aos clubes e a legalização dos campos a nível nacional, informando ainda que a Liga está a lutar para que os atletas que militam no futebol nacional possam ter representação na seleção nacional, que para ele, é fundamental que haja infraestruturas desportivas. “Hoje, é impensável pelo lugar onde a Guiné-Bissau está no Ranking, que o Campeonato Nacional é disputado no campo pelado”.
Dembo esclareceu também que, no encontro mantido com o Presidente da República, o Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, garantiu que através da Turquia, vai ser construído 10 campos sintéticos a partir do próximo ano, frisando que a Liga está a pensar na formação dos dirigentes do futebol sobre a gestão desportiva.
O responsável afirmou que a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) decidiu confiar à Liga a organização dos campeonatos da primeira e segunda divisão, assim como a Taça de Liga que diz há um contrato de programa que será assinado nos próximos dias entre a sua instituição e a Federação de Futebol.