GOVERNO ASSINA CONTRATO DE TRABALHO COM QUATRO FEDERAÇÕES NACIONAIS
© Mamadi N’Djai
O executivo guineense assinou hoje (28.12), um acordo com as federações de Luta, Atletismo, Andebol e de Voleibol, visando promover as modalidades em causa e também permitir a captação de novos talentos que possam, futuramente, contribuir para o desenvolvimento do desporto a nível do país.
O ato da assinatura aconteceu no Estádio Nacional ’24 de Setembro’, em Bissau, e contou com presenças dos responsáveis das federações em questão e membro do governo, na pessoa do Secretário de Estado da Juventude e Desportos.
Em declarações à imprensa desportiva após assinatura do documento, Florentino Fernando Dias, Secretário de Estado da Juventude e Desportos, realçou a importância do contrato na vida da sua instituição, simbolizando a disponibilidade do governo em trabalhar com as diferentes instituições ligadas ao desporto.
“É um contrato de programa que vai enquadrar o nosso relacionamento num sector específico, exatamente na camada de formação. No plano estratégico do governo para desenvolvimento do desporto 20/23, já em execução, damos atenção muito particular à formação, porque não é segredo para ninguém que Guiné-Bissau tem potencialidades em vários domínios do desporto. Portanto, para transformar tais potencialidades em actos, precisamos de programas específicos, nesta óptica, o contrato que acabamos de assinar vai enquadrar o nosso relacionamento com as federações de modo a permiti-las, efetivamente, identificar e acompanhar jovens talentos”, ressaltou o governante.
Florentino Dias, adianta ainda que “o programa vai andar de mãos dadas com programa de educação física e atividades extra-escolar, de maneira a permitir que as federações tenham acesso às escolas, pois são lugares onde há maior população desportiva”.
Numa clara alusão a preparação para participação dos Djurtus no Campeonato Africano das Nações, Dias afirma que a sua instituição está em constante contacto com a Federação de Futebol com intuito de criar condições e colocar meios à disposição daquela entidade responsável pelo futebol guineense, para garantir a participação dos Djurtus sem sobressaltos.
Em nome das instituições que assinaram o contrato, Beto Delfim Silva Cabral, da Federação de Voleibol, agradece o esforço do governo através da Direcção-Geral dos Desportos e disse esperar uma execução concreta do programa para o desenvolvimento de diferentes modalidades desportivas a nível da Guiné-Bissau.
Importa salientar que, com a assinatura deste contrato de trabalho as Federações terão facilidade de acesso às escolas, no sentido de identificar e acompanhar novos talentos desportivos.
Força e coragem sempre avante irmãos