FFGB SUSPENDE AXI ROGER, YANIQUE DOS SANTOS E SIMÃO GOMES
© O Golo GB
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau suspendeu treinador adjunto do Sporting Clube de Guiné-Bissau, Abulai Soares Cassamá (Axi Roger, Yuran), adjuto treinador da equipa feminina de Benfica de Bissau, Simão Gomes e o árbitro Yanique Dilan Lopes dos Santos, todos por tempo indeterminado.
A decisão vem expressa no comunicado da FFGB número 10/3/2022, produzido depois da reunião desta quinta-feira, 10 de Março do ano em curso.
Segundo o documento, na posse de O Golo GB, os três agentes desportivos suspensos não podem participar em todas atividades da FFGB, enquanto decorre o inquérito.
O comité executivo sustenta a sua decisão no artigo 34 alínea m) da instituição.
Na semana passada, Axi Roger fez duras críticas ao presidente da FFGB, Caíto Teixeira, sublinhando que este estaria a favorecer o Benfica de Bissau, por ser amigo do seu presidente.
A crítica não caiu bem aos membros do Comité Executivo da FFGB, que acabou por suspender o técnico.
Por outro lado, o adjunto treinador da equipa feminina de Benfica terá criticado o formato do campeonato feminino adoptado pela FFGB, que este ano será realizado numa eliminatória a duas mãos.
Enquanto o árbitro Yanique dos Santos, soube O Golo GB, que terá saído em defesa dos árbitros numa suposta reunião com um dos membros do Comité Executivo da FFGB, que criticou a atuação do árbitro Quintino Jorge que dirigiu o jogo entre Binar FC e Balantas de Mansôa.
No comunicado das sanções, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau considera as tais declarações de caluniosas, difamatórias e injuriosas contra a instituição e ao seu presidente.