TORNEIO SUB’14 ARRANCA AMANHÃ EM CUNTUM COM DEZ EQUIPAS
Sob a organização do jornalista desportivo Elvis da Silva, o Bairro de Cuntum, Campo Nelson, acolhe a partir de amanhã (26.03), a primeira edição do Torneio Sub’14, que reúne dez equipas de diferentes bairros de Bissau.
De acordo com o jornalista Elvis da Silva, organizador do inédito evento, entrevistado por O Golo GB, cinco equipas são do bairro de Cuntum, e cinco outras são de Belém, Cuntum Madina, Quelelé e Cupelum.
Sobre o objetivo do torneio, Elvis da Silva explicou que a iniciativa visa fazer as crianças dessa idade revelarem os seus talentos num espaço de oportunidade, evitando aquilo que considera de “morte da geração”.
Da Silva revelou ainda que as condições necessárias estão criadas para o início do torneio, que está dividido em três séries (A – 3 equipas, B – 3 equipas e C – 4 equipas).
A iniciativa cuja abertura está prevista para amanhã, às 16 horas, irá envolver alguns profissionais, como da saúde, jornalistas, árbitros, entre outros, que irão ajudar nas respetivas áreas para o bem do torneio, que decorrerá por um período de um mês e meio.
“Queremos passar mensagem a essas crianças para entenderam que amanhã serão Messi, Piqueti, Frédéric Mendy e outros jogadores de futebol, como também Presidente da República e governantes”, salientou o idealizador.
O referido torneio, sob o lema “servir a nação e servir o futebol”, irá juntar cerca de 300 crianças de cinco bairros da capital Bissau, no qual Elvis da Silva solicitou a máxima participação dos adeptos e moradores dos bairros inscritos e lembrou-os que o futebol é festa, pelo que é necessário o espírito de fair-play.
No final do evento, o organizador almeja criar uma seleção da categoria que irá participar em qualquer torneio onde estarão olheiros, quiçá alguns podem ser apontados e levados para o futebol europeu, cuja evolução permitirá o investimento na Guiné-Bissau ou representar as cores nacionais (seleção), nas competições internacionais.
Relativamente a premiação, o jornalista deixou tudo em aberto, tendo em conta que ainda está a procurar patrocinadores, mas prometeu uma boa premiação, embora afirmou que o objetivo principal é permitir às crianças revelarem talentos ao invés de estarem focalizados no título.
De referir que esta não é a primeira vez que o jovem jornalista Elvis da Silva participa nas comissões organizadoras dos eventos desportivos no seu bairro, mas é a primeira vez que decidiu organizar um torneio da categoria de Sub’14.
© O Golo GB