GUINES-LIGA: CLÁSSICO ENTRE DOIS “SPORTING” TERMINA COM VITÓRIA DOS CAMPEÕES NACIONAIS
O jogo mais aguardado da 10.ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão, entre os rivais (Sporting CGB e Sporting de Bafatá), no mítico do Lino Correia, acabou com a supremacia do Sporting Clube da Guiné-Bissau.
O campeão nacional venceu por duas bolas à uma o seu similar de Bafatá, dominando o jogo na primeira parte, que logo no início, o Sporting CGB mostrou que era o dono ou detentor do nome e marcou aos 15 minutos, numa combinação perfeita dos dois “Charles”, o centro campista Charles Insali, camisola 14, que bateu o livre com metro e medidas para os pés do avançado John Charles Mendy, camisola 7 dos leões que abriu o marcador.
Os campeões nacionais, órfãos dos seus treinadores na partida, o principal Pedro Dias ausente e adjunto Abulai Cassamá, castigado, a equipa foi orientada pelo Emílio Mendonça que teve algumas dificuldades nas substituições dos jogadores.
A vantagem chegou logo depois do primeiro golo, o extremo Panobu Tchami, aos 20 minutos, fez um espetáculo do golo fora de área e acabou dentro da baliza do guarda-redes do SC Bafatá, Mole Baldé.
Na segunda parte, com a mudança tática do jogo, o treinador do SC Bafatá, Djau Embaló, abdicou dos três centrais e jogou num sistema mais composto e conseguiu o golo aos 62 minutos por intermédio de Djibril Embaló, com uma assistência de Dabana Joaquim, num frango da tarde do guarda-redes do Sporting, Marcel Gomis que durante a partida fez uma péssima exibição.
A partida podia ser empatada aos 87 minutos, com os Leões de Leste a ter uma oportunidade do outro mundo mas o recém-entrado Alfa Umaro Sila, desperdiçou o que mereceu a contestação por parte dos adeptos da equipa lestenha.
A vitória não fugiu aos campeões nacionais que continuam na liderança partilhada com 23 pontos com os Lobos de Canchungo que também venceu os Balantas de Mansoa por [1-0] e tranquilizou com o empate do SB Benfica com os Hipopótamos de Sonaco à zero bolas.
© Edson Rodrigues