CAN’2023: COSTA DO MARFIM EVITA SUSPENSÃO DA FIFA
A presidente do Comité de Normalização da Federação Ivoiriense de Futebol (Conor), Mariam Dao Gabala, indicou que a eleição de Yacine Idriss Diallo não será invalidada pela investigação de integridade realizada pela FIFA, noticia o jornal marfinense Afrique-Sur7.
“Estávamos procurando os cenários para dar os resultados aos candidatos quando recebemos telefonemas de certas autoridades para dizer que a Costa do Marfim está pegando fogo. Não entendemos nada”, revelou Mariam Dao Gabala.
De acordo com Afrique-Sur7, a eleição de Yacine Idriss Diallo como presidente da Federação Marfinense de Futebol (FIF) não será invalidada pela investigação de integridade realizada pela FIFA. De qualquer forma, o que o presidente do Comité de Normalização (Conor) da Federação de Futebol da Costa do Marfim, Mariam Dao Gabala, confidenciou na terça-feira durante uma entrevista coletiva em Treichville.
Voltando aos fatos ocorridos às vésperas da eleição, o senador revelou que são mais os membros do comité executivo que estão preocupados com esta investigação de integridade. Claramente, Yacine Idriss Diallo realmente governará FIF pelos próximos 4 anos, lê-se na publicação que O Golo GB teve acesso.
“A investigação de integridade é algo que não pode ser ignorado. Havia um grupo que queria que nos abstivéssemos dessa investigação. Mas foi votada. E cada candidato preencheu o formulário da FIFA. Enviamos os documentos de todos os candidatos para a FIFA. Em 22 de Abril, a FIFA e a CAF nos informaram que a investigação de integridade seria apenas para membros do Comité Executivo após as eleições. Para os candidatos, eles deveriam ser entregues no dia anterior à eleição. Nós dissemos a eles. Estávamos procurando os cenários para dar os resultados aos candidatos quando recebemos telefonemas de certas autoridades para dizer que a Costa do Marfim está pegando fogo. Não entendemos nada”, denunciou Mariam Dao Gabala.
“Aconteceu na frente da FIFA, na frente da CAF, na frente dos três (3) candidatos à presidência da FIF. Dizem-nos então que um dos candidatos diz que nos encontrámos para o excluir do concurso e que não ia acontecer assim. O representante da FIFA ficou surpreso. Disseram-nos até para suspender a assembleia geral de 23 de Abril. O senhor da FIFA diz: se esta assembleia não ocorrer, a Costa do Marfim será suspensa. O representante da FIFA disse a quem criou a discórdia para resolver a bagunça que havia sido criada”, espelhou.
Para depois acrescentar que: “o governo então disse para proteger a assembleia e que sua suspensão é levantada. Não tínhamos intenção de excluir um candidato. Tomamos a decisão de deixar os 3 candidatos concorrerem. A decisão já havia sido tomada. A eleição do presidente não está sujeita a ressalvas, mas os membros do Comex estão, aguardando a investigação de integridade. O IDRISS Diallo está definitivamente eleito”.
Recorde-se que a transferência de poderes entre Yacine Idriss Diallo e o Comité de Normalização da Federação Marfinense de Futebol, deve acontecer nesta quarta-feira, 4 de Maio, na sede da FIF.
©️ O Golo GB