LUTA: GUINÉ-BISSAU CONSEGUE LUGAR DE DESTAQUE NA CONFEDERAÇÃO AFRICANA
O presidente da Federação de Luta da Guiné-Bissau, João Bernardino Soares da Gama, foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento de Luta de Praia, na Assembleia Geral desta organização continental que terminou ontem (20.05), em Marrocos.
A eleição de João da Gama, aconteceu numa altura em que decorre no solo marroquino, o Campeonato Africano de Luta, com a participação da Guiné-Bissau, representada por quatro atletas, nomeadamente M’bundé Cumba Mbali, Diamantino Iuna Fafé, Caetano António Sá e Bacar Midana.
Contactado pela redação de O Golo GB, João Bernardino Soares da Gama, começou por agradecer o Comité Olímpico da Guiné-Bissau por ter facilitado a participação guineense no evento, igualmente a confiança dos presidentes das Federações Africanas de Luta presentes no ato e da imprensa desportiva guineense.
Como prioridade no exercício das novas funções, João da Gama afirmou que o início será na Guiné-Bissau, sendo um país de talentos que têm de ser aproveitados como sinal de demonstração do que é possível, para depois olhar para África na sua generalidade.
“Chegamos a uma conclusão que, a nível da Luta Olímpica, África consegue poucos troféus porque os nossos similares de outros continentes têm sempre contactos muito cedo com tapete, e isso cria-lhes uma certa facilidade. Então, na nossa realidade, podemos fazer a comparação, saindo um pouco de fora, para falar de futebol, onde desde a infância, iniciamos jogar no campo pelado, para depois chegar nos relvados, que nem todos têm essa oportunidade, portanto é assim também na Luta. Vimos a luta tradicional (Luta Africana), ali os africanos conseguem mais a proeza, então a nossa atenção vai assentar nessa e criação de torneios e eventos que irá permitir os jovens terem oportunidades de revelar suas qualidades”, afirmou Bernardino Soares da Gama, que ainda disse que irá contar muito com o apoio do reeleito presidente da Confederação Africana de Luta, que mostrou a sua total disponibilidade em colaborar e apoiar deferentes departamentos para o bem do seu mandato ao longo dos próximos quatro anos.
Refira-se que o presidente da Federação de Luta da Guiné-Bissau, João Bernardino Soares da Gama, vai estar à frente da Comissão de Desenvolvimento de Luta de Praia, por um período de quatro anos.
De salientar que os atletas nacionais que se encontram em Marrocos para participar no campeonato africano, vão entrar em combate amanhã, domingo, com a estreia de Caetano António Sá, o único que está na fase de qualificação e vai defrontar o sul-africano Arno Van Zijl, na categoria de 74 Kg. Os restantes três (M’bundé Cumba Mbali, Diamantino Iuna Fafé e Bacar Midana), estão directamente nas quartas-finais e aguardam os vencedores na fase de qualificação nas suas respetivas categorias.
© O Golo GB
Gostei bastante dessa página porquê me ajude acompanhar muitas coisas sobre futebol, e também agradeço-vós pelo esforço que estão a fazer para bem estar do país Guiné Bissau.