CUPELUM SURPREENDE BENFICA E ENTREGA LIDERANÇA AO SPORTING
O Sport Bissau e Benfica, foi surpreendido pelos Mandiplis de Cupelum e perdeu a liderança do campeonato nacional da primeira divisão, a Guines-Liga, para o rival Sporting Clube de Guiné-Bissau.
Numa das partidas deste domingo, (29.05), no Estádio Lino Correia, referente à jornada 22 da Guines-Liga, o Cupelum FC venceu o Benfica por uma bola sem resposta, impossibilitando-o de reassumir a liderança da prova, ora entregue aos Leões de Bissau.
O único golo da partida foi apontado por intermédio Amadu Baldé, aos 39 minutos do jogo.
Contudo, foram as águias que comandavam a partida, com um domínio total, e controlavam todas as incidências da partida.
Os comandados de João Natchigna exerceram uma forte pressão ofensiva, obrigando a equipa de Cupelum a cometer erros defensivos.
A primeira oportunidade de golo dos encarnados surgiu aos 13 minutos, por intermédio do seu camisola 10, Alama Bangura, obrigando assim uma defesa apertada do guardião de Cupelum FC, Una Veríssimo Vaz, e no minuto 15, o suspeito de costume, Alama Bangura, voltou a obrigar a intervenção do guarda-redes visitante que foi um gigante na partida.
Quando tudo indicava para o final do primeiro tempo, surgiu o golo de Cupelum FC, aos 39 minutos através duma jogada coletiva, bem combinada entre os avançados e bem finalizada por Amadu Baldé, motivando assim um delírio total dos adeptos dos Mandiplis de Cupelum, que estavam presentes no Estádio Lino Correia.
Na segunda parte, apesar da maior posse de bola pertencer aos encarnados, os mandiplis equilibraram o jogo no que tem a ver com as oportunidades criadas.
O técnico italiano, Tino Pavone, mandou os seus rapazes a jogar na contenção entregando a posse de bola ao adversário e sair em contra ataque, tendo Paulo Iancuba Mané, como o protagonista e construtor de todas as jogadas, criando dores de cabeça para as defesas das Águias de capital.
Na reta final da partida a equipa encarnada intensificou mais o seu ataque, através das mexidas feitas, obrigando os Mandiplis a jogar num sistema de três defesas, e apesar desse domínio, a defensiva de Cupelum não cedeu às investidas.
Com este resultado Cupelum Futebol Clube passa a somar 19 pontos, enquanto o Benfica continua com 44 pontos na tabela classificativa, e cede liderança ao rival, Sporting que venceu na abertura da jornada, por duas bolas a zero frente aos Balantas de Mansôa.
©️ Camnate M’bundé