ZIDANE BANJAQUI: «OBJECTIVO É ALCANÇAR O APURAMENTO PARA O CAN 2023 COM OS DJURTUS»
A fase de grupos de apuramento para o CAN 2023, que vai decorrer na Costa do Marfim, prossegue durante esta semana com a presença dos cinco países da África lusófona: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Angola já realizou os dois primeiros encontros nesta janela de jogos internacionais. Os Palancas Negras venceram por 2-1 a República Centro-Africana e empataram a uma bola frente a Madagáscar.
Com estes resultados, a selecção angolana lidera o Grupo E com 4 pontos, os mesmos pontos que o Gana que empatou a uma bola frente à República Centro-Africana na segunda jornada.
De notar que em Setembro decorrem mais duas jornadas: os Palancas Negras vão defrontar por duas vezes o Gana.
Duas outras selecções já realizaram um jogo cada uma: Cabo Verde e Moçambique.
A selecção moçambicana empatou a uma bola frente ao Ruanda, em casa emprestada, em Joanesburgo na África do Sul.
Na segunda jornada, a 8 de Junho, os Mambas deslocam-se ao Benim num jogo a contar para o Grupo L.
Quanto à selecção cabo-verdiana perdeu por 2-0 frente ao Burkina Faso, sendo que o Burkina Faso recebeu o jogo em Marraquexe em Marrocos.
Na próxima jornada, a 7 de Junho, Cabo Verde defronta o Togo num jogo a contar para o Grupo B.
Os dois únicos países que ainda não entraram em competição são Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. As duas selecções deveriam defrontar-se a 9 de Junho, na primeira jornada do Grupo A.
No entanto muitas dúvidas pairam sobre a realização desse jogo, visto que a selecção são-tomense foi reintegrada na fase de grupos apenas a 1 de Junho.
Quanto à selecção guineense de futebol tem-se preparado para o jogo a 9 de Junho e aquele a 13 de Junho frente à Serra Leoa.
A RFI entrevistou o médio guineense do Casa Pia, Zidane Banjaqui, que se pode estrear em jogos oficiais com a Guiné-Bissau.
Zidane Banjaqui abordou a sua temporada com o Casa Pia e revelou-nos como surgiu a paixão pelo futebol.
Mas antes disso o futebolista de 23 anos começou por admitir que os jogos não vão ser fáceis na fase de apuramento para o CAN 2023, afirmando no entanto que o objectivo dos Djurtus é carimbar o passaporte para a quarta participação consecutiva no torneio continental.
Zidane Banjaqui, médio guineense do Casa Pia em Portugal, também representou o Sporting Clube de Portugal, o Benfica, o Desportivo das Aves e o Belenenses SAD entre outros clubes em território português.
Recorde-se que o CAN de 2023 decorre na Costa do Marfim de 23 de Junho a 23 de Julho.
© rfi