OFICIAL: VAI NASCER A SUPERLIGA EM ÁFRICA, COM O APOIO DA FIFA
Uma das novidades da Assembleia-Geral da Confederação Africana de Futebol (CAF), que se realizou na Tanzânia, foi o anúncio da criação de uma Superliga africana. Projeto muito contestado no futebol europeu, esta prova conta com o apoio da FIFA e terá início na temporada 2023/24.
«Trata-se de um projeto completamente diferente do Europeu, que não era mais do que uma fuga à estruturas do futebol. Esta vai ser feito com a CAF e FIFA, respeitando a pirâmide do futebol», garantiu Gianni Infantino, que marcou presença na reunião magna das 54 federações, em Arusha.
A prova vai contar com 24 clubes e um total de €95,9 milhões que serão distribuídos pelos participantes. O campeão terá garantido um prémio de €9,5 milhões, só pela conquista do troféu e cada uma das federações vai receber 967 mil euros, decorrentes dos lucros que a CAF espera gerar com a prova, que deverão ser investidos em infraestruturas de base e na vertente feminina da modalidade.
Os 24 emblemas vão sair de 16 países que não serão estanques, estando planeados play-offs para definir promoção e despromoção, entre equipas que deverão chegar da Liga dos Campeões Africana. No total vão existir 197 jogos disputados em agosto e maio, sendo que os dois finalistas farão um máximo de 21 partidas.
©️ A Bola