PRESIDENTE DO N’NEMBEL FC CONSIDERA DE CARICATA A LIGA PROVINCIAL
O presidente do N’nembel FC Cabedú, Abdulai Cassamá, considerou de “caricato e sem sentido” a Liga Provincial, correspondente à terceira divisão nacional da época 2021/22, por esta não ter promoção das equipas à Segunda Liga.
Na opinião do dirigente, se uma equipa liderar o campeonato deve ser promovida do escalão.
“Penso que deve haver a promoção porque as equipas jogam para promoção. A federação não tem subvenção para equipa nenhuma. Se a equipa conseguir jogar com os seus próprios meios até liderar o campeonato deve ser promovida. É assim as normas”, começou por dizer numa entrevista realizada hoje, (15.08), ao programa desportivo da Rádio Educativa Voz de Tombali.
Recorde-se que o presidente da FFGB, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), afirmou, no passado mês do Julho, que não haverá subidas e nem descidas da Liga Provincial à Guines-Bola na presente época desportiva, segundo ele, o surgimento da Liga Provincial é para dar oportunidade aos jovens, sobretudo os do interior do país, prometendo trabalhar arduamente para oficialização desta competição como a primeira e segunda liga.
“É a falta de consideração da federação para com as equipas da terceira liga. Não é possível. Como é que uma equipa vai jogar um campeonato até chegar onde chegou e se afirma que não vai haver promoção? É caricato e não faz sentido”, disse Cassamá em relação à declaração do presidente do organismo que rege o futebol no país.
Mandjai, como é vulgarmente conhecido, foi ainda mais longe, dizendo: “Como é que pensas que estás a promover o futebol nesta condição. É melhor nos deixar organizar os nossos habituais torneios inter-tabancas do que um campeonato onde não existe promoção das equipas. É grave!”, disse.
Apesar dessa situação, Abdulai Cassamá considerou de “positiva” a época da estreia do N’nembel FC numa competição nacional, na qual terminou em segundo lugar da Série D, do Campeonato Provincial.
Para ele, o fato mais marcante durante a temporada foi o envolvimento de jovens, ou seja, a união de citadinos de Cabedú e das tabancas arredores à volta da equipa, por outro lado o dirigente perspetiva colocar a sua equipa na segunda liga já na próxima temporada.
©️ Balanto Danfa
📷 Reprodução Facebook