DEMBO SISSÉ PROMETE REESTRUTURAR A LIGA DE CLUBES E REFORÇAR A COESÃO INTERNA
© O Golo GB
Os novos corpos sociais da Liga Guineense de Clubes de Futebol entraram em funções esta quinta-feira (28.10), num ato que teve lugar no salão de conferências do Clube das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), assistido pelos dirigentes ligados ao futebol.
Depois da cerimônia de posse, Dembo Sissé, presidente da Liga Guineense de Clubes de Futebol, afirmou que a sua direção vai priorizar a reestruturação interna da Liga, reforçando a coesão e a dinâmica interna e igualmente desenvolver uma política de relações públicas para alargar parcerias estratégicas na escala nacional e internacional com vista a profissionalização do futebol e a valorização das competições nacionais.
Dembo Sissé, lembrou aos dirigentes dos clubes que a mudança começa sempre pela base, alertando-os que é imprescindível dedicar uma atenção especial à escola de futebol, como fonte de sucesso da futura geração.
Para Sissé, a cadeia desportiva mundial assenta essencialmente em ação de formação pelo que será uma das áreas prioritárias da sua direção dedicada aos jogadores, treinadores, árbitros, médicos e os dirigentes desportivos.
Sissé, advertiu que doravante será presidente de todos os clubes de futebol e promete com a sua equipa avançar com uma agenda inclusiva onde vão tomar parte todos os clubes de futebol e toda a sensibilidade desportiva, deixando assim para trás as divergências para o bem do futebol nacional.
Trabalhar de mãos dadas com a Federação de Futebol da Guiné-Bissau e a performance dos atletas e da seleção nacional, não ficaram de fora no discurso do novo presidente da Liga Guineense de Clubes de Futebol, lembrando o lugar e as conquistas dos Djurtus e do furor do miúdo guineense de Barcelona Ansu Fati, nascido na Guiné-Bissau.
Dembo Sissé deixou também palavras de apreço à direção cessante, mostrando abertura da sua direção em poder contar com os contributos valiosos e experiência do seu antecessor, Fernando Tavares (Bené) e do candidato derrotado, Sana Djau.
Presente na cerimónia, Alberto Dias, Diretor-geral dos Desportos em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desportos, começou por elogiar a direção cessante pelos trabalhos feitos e aconselhou a nova direção a aproveitar da antiga direção os bons projetos para o sucesso da organização.
Dias aproveitou a ocasião para apelar a FFGB no sentido de criar Associações regionais de forma a permitir maior alcance do futebol nacional, evitando que resume só em Bissau, prometendo que o governo vai continuar fazer tudo que estiver ao seu alcance para acompanhar estruturas do desenvolvimento do futebol que, segundo disse, o futebol hoje em dia é o maior embaixador da Guiné-Bissau, por ter colocado o país nos patamares mais altos em termos da visibilidade.
Em representação do Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Celestino Gonçalves (Tinex), Vice-presidente do organismo, aconselhou aos empossados a manterem unidos até o fim do mandato e admitiu que a Liga é um parceiro estratégico da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, garantindo assim o apoio da FFGB para com a Liga “em tudo que é necessário”.
Três corpos sociais ora empossados (Assembleia-geral, Direção Executiva e Conselho Fiscal), sob liderança de Dembo Sissé, presidente da Direção Executiva, têm um mandato de quatro anos à frente da Liga Guineense de Clubes de Futebol.
De salientar que são no total 15 membros dos três órgãos sociais, entre os quais duas mulheres.