JÚNIOR PUSSICK, MENINO DE BAFATÁ QUE BRILHA NO FUTEBOL ESPANHOL
©O Golo GB
O médio guineense, de 19 anos de idade, Cándido Carvalho Vilela Pussick (Júnior) está a ser uma das grandes sensações da Terceira Liga Espanhola, onde já marcou 3 golos para o Club Deportivo Manchego Ciudad Real, noticia o jornal AS de Espanha.
De acordo com o jornal AS, Júnior Pussick, que considerou na sua publicação de “joia do Manchego”, está a ser seguida pelos grandes clubes europeus.
“O Manchego é uma das equipas que mais aposta nos jovens talentos. A prova disso é o caso de Júnior Pussick. Natural da Cidade de Bafatá, no Leste da Guiné-Bissau, está a ser uma das grandes sensações de toda a Terceira Divisão. Aos 19 anos, vem atraindo a atenção de grandes clubes nacionais e internacionais. Júnior fez três golos e cada vez que toca na bola gera aquela sensação de perigo que também se conecta com a arquibancada”, lê-se na publicação de AS.
Segundo o AS, Júnior Pussick veio de uma família muito humilde, tendo aprendido jogar o futebol na rua e, mais tarde, na Academia Vitalaise de Bissau. Em 2019 chegou a Portugal para jogar pelo Damaiense e mais tarde ingressar nos juvenis de Talavera. Sua passagem foi um sucesso e agora ele aproveita sua grande oportunidade no Manchego.
“Em Ciudad Real ele está marcando um antes e um depois, já que é emocionante dentro e fora de campo”, escreveu o conceituado jornal espanhol, AS.
Algo vital no projecto do clube presidido por José Juan Bedoya, que falou ao AS para avaliar a carreira de Júnior Pussick: “Vimos-o jogar há dois anos em Lisboa, num jogo de bairro, em que também esteve presente Cipriano Sambú, e Fizemos sem dúvida por um segundo, tiveram que ser trazidos para a Espanha. Júnior está mostrando que além de ter notáveis qualidades técnicas e grande visão para dar o último passe filtrado, por exemplo, ele está maduro o suficiente para saber que é preciso trabalhar duro e demonstrar todos os domingos. Que nada é dado. Apesar da juventude, ele se desenvolve em campo com autoconfiança e ousadia, com uma atitude muito boa de “fair play” com o rival, e cada vez mais, com um grande senso de equipa. Eu o vejo aprender e se conectar com jogadores mais experientes, como Jordi Aláez. Ou a conexão mútua de solidariedade no jogo com companheiros de equipa como “Popi”, Curro ou Yaniz. E tudo isso o torna um jogador de nível em potencial, para o qual já recebemos ligações de clubes importantes. Mas eu insisto, humildade e trabalho árduo são essenciais, e ele sabe disso”.
Saliente-se que o CD Manchego Ciudad Real, além do Júnior Pussick conta com os serviços do médio luso-guineense, de 20 anos de idade, Filipe Sissé.
Recorde-se que Cándido Carvalho Vilela Pussick, já realizou 10 jogos na presente temporada pelo Manchego, oito dos quais na Terceira Liga Espanhola, onde apontou três golos e somou duas partidas na Taça da Federação, sem marcar qualquer tento.
Atentamente, o CD Manchego Ciudad Real ocupa a 14.ª posição na tabela classificativa da Terceira Divisão de Espanha, com 10 pontos, situando em cima da linha vermelha, ou seja, da zona da despromoção.