SAIBA O PORQUÊ DAS FALTAS DE COMPARÊNCIAS NA TAÇA DE GUINÉ
Os clubes de futebol da segunda divisão, cumpriram no dia 29 de Abril, o calendário relativo à primeira eliminatória da Taça de Guiné, mas três equipas, nomeadamente, Estrela Negra de Bolama, Tigres de Fronteira de São Domingos e Futebol Clube de Quinara marcaram a falta de comparência por motivos diferentes.
O Golo GB apurou que no caso dos Tigres de Fronteira de São Domingos, que não se deslocaram a Mansabá para desafiar a Associação Desportiva e Recreativa local, por causa de um conflito inacabado que remonta à época desportiva 2004/2005, que reacendeu em 2009/2010.
Sabe-se que em 2004/2005, os adeptos, jogadores e dirigentes dos Tigres de Fronteira de São Domingos foram agredidos em Mansabá e em 2009/2010 os adeptos de São Domingos pagaram também com a mesma moeda as agressões sofridas há 5 anos, num jogo do campeonato nacional da segunda divisão.
A situação supracitada terá estado por de trás da forçada ausência dos Tigres de Fronteira de São Domingos no jogo da primeira eliminatória da presente edição da Taça de Guiné contra a Associação Desportiva e Recreativa de Mansabá, temendo que a senda de violência iniciada em 2004/2005 se prossiga.
Por seu lado, a histórica formação do Clube de Regatas Estrela Negra de Bolama, marcou a falta de comparência no reduto de seu similar de Estrela de Cantanhez, por causa de meios financeiros, preferindo poupar sua economia para investir nos seus compromissos no campeonato nacional da segunda divisão.
Tal e qual, o Futebol Clube de Quinara não viajou para a vila de Fulacunda onde devia defrontar o Djata Futebol Clube, para poupar os seus cofres para garantir a cobertura de suas despesas nos próximos embates na Guines-Bola.
Sabe-se que o sorteio para a segunda eliminatória da Taça de Guiné está previsto para o próximo dia 6 de Maio de 2022, onde serão incluídos os clubes da primeira divisão, a Guines-Liga.
Recorde-se que o jogo da primeira eliminatória da Taça de Guiné por realizar entre o Académico de Ingoré FC e Bijagós FC de Bubaque previsto para acontecer ontem, (02.05), foi adiado pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau, que prometeu agendá-lo para uma nova data a anunciar, de acordo com um comunicado da FFGB disponível na página deste clube nortenho no Facebook.
©️ O Golo GB/Cortesia do jornalista Matcho Agostinho Té