INICIA EM CAP SKIRRING A CERIMÓNIA DA 8.ª EDIÇÃO DO TORNEIO SUB-REGIONAL
A vila turística de Cap Skirring, no sul do Senegal, acolhe a 8.ª edição do Torneio Sub-regional de pessoas com deficiência da Guiné-Bissau e do Senegal.
A abertura da edição 2022, teve início na manhã de hoje (20.08), na zona hoteleira da vila e foi presidida por Seydou Thiam, Chefe de Serviço Regional de Ação Social de Ziguinchor, em representação do Estado senegalês, que na ocasião afirmou que o seu país [Senegal] tem um compromisso especial para com as pessoas com deficiência pelo que presenciou para acompanhar a atividade.
O representante do Estado Senegalês, revelou o direito que assiste às organizações das pessoas com deficiência do seu país no que toca a subvenção anual, frisando que o contributo senegalês para os deficientes locais é de igual modo extensivo para os da Guiné-Bissau, uma vez que congrega o mesmo espaço comunitário, a CEDEAO.
Para Seydou Thiam, as organizações defensoras dos direitos de deficientes em todo mundo são das organizações de grandeza enorme e de grande valor, pelo que enaltece o acompanhamento da Handicap Internacional e da ONG AIDA, pelo acompanhamento que estão a prestar aos deficientes senegaleses.
Em representação da delegação guineense, Osvaldo Indi, Presidente da Federação de Desporto para Deficientes da Guiné-Bissau, agradeceu o acolhimento da congénere senegalesa e a sua receção como novo presidente da FDDGB, frisando que o Torneio reveste-se de grande importância porque ajuda na saúde e integração dos deficientes na sociedade e demonstra ainda, a capacidade das pessoas com deficiência na organização de eventos, incluindo desportivo.
Osvaldo, agradeceu a todos que contribuíram para a realização deste evento, salientando que os resultados finais dos encontros desportivos serão ganhos dos dois países, dada a amizade existente entre ambos.
De salientar que a delegação da Gâmbia e da Guiné-Conacri são duas delegações ausentes no torneio, pelo que Indi Iamentou e diz esperar que na próxima edição vão estar presentes e lançou uma réplica aos sócios da organização congénere senegalesa no sentido de seguirem o exemplo e a linha orientadora do responsável máximo Alassane, tal como está a seguir o exemplo e as linhas orientadoras do seu antecessor Júlio Mamadú Camará.
Depois da abertura, os deficientes dos dois países foram presenteados com palestra subordinada ao tema: Papel e Importância das pessoas com deficiência na sociedade, que suscitou perguntas e esclarecimentos e uma música da cantora de Bindjona, Ivone Coly, com o tema Handicap, que deixou encantados os presente na sala.
Alassane Badjane, Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência da Região de Ziguinchor (Senegal), apresentou o programa da oitava edição e afirmou que a troca de experiência entre as organizações congéneres da sub-região resultou nos ganhos importantes na dinâmica organizacional.
De salientar que a cerimónia de abertura dos trabalhos foi assistida para além do representante do Estado Senegalês e dos presidentes das duas Federações (Osvaldo Indi da Guiné-Bissau e Alassane Badjane do Senegal), por representante de Handicap Internacional em Ziguinchor, Ousmane Diallo e da representante da ONG AIDA em Ziguinchor, Ester Lozano.
As chuvas intensas que iniciou desde as primeiras horas de hoje, fez com que as competições de Voleibol sentado de praia para deficientes motoras e Futebol de Praia para Surdos e Mudos, foram deixadas para o período da tarde.
© O Golo GB