IDADE DOS JOGADORES: EMILIANO TÉ ADMITE ERRO TÉCNICO
O selecionador nacional dos Sub’23, Emiliano Té, reconheceu ontem (22.09) que a equipa técnica por ele liderada, cometeu uma falha em convocar os jogadores que ultrapassaram a idade permitida pela Confederação Africana de Futebol (CAF), nesta competição, cuja primeira mão está marcada para hoje no Estádio Nacional “24 de Setembro”.
Em declaração aos jornalistas depois do último treino, sobre a ausência de três jogadores provenientes da Europa para se juntar à seleção, Emiliano Té, reconheceu que o erro não é administrativo, mas sim técnico.
“É uma pena não podermos contar com os três jogadores por causa da idade, recebemos o regulamento da competição onde consta que só podem participar na eliminatória atletas que nasceram no ano 2001, e nós reconhecemos os erros por parte da equipa técnica”, acrescentando que tinham recebido o primeiro e-mail que indicava que os atletas com menos de 23 anos podem jogar e depois receberam outra correspondência que precisou que apenas os jogadores nascidos em 2001 são elegíveis.
Os três jogadores, neste caso João Claudio Ricciulli, João Pedro Ricciulli e Edmilson Correia, foram apanhados pelo regulamento da competição e por isso são grandes baixas de Té.
Na antevisão da partida, o selecionador referiu-se que o Níger tem uma boa seleção.
“Conhecemos pouco o adversário, mas eu particularmente conheço jogadores do Níger e têm uma boa seleção, esperamos uma partida amanhã (hoje) difícil”.
Os Djurtus defrontam hoje no Estádio Nacional “24 de Setembro”, a seleção do Níger para o jogo da primeira mão da pré-eliminatória de acesso ao CAN Sub’23.
De recordar que esta não a primeira vez que acontece caso de excesso de idade dos jogadores na selecção nacional da Guiné-Bissau, já tinha acontecido na primeira mão da pré-eliminatória para o CAN Níger 2019 da categoria dos Sub’20, frente à Serra Leoa, em que vários jogadores guineenses selecionados por Emiliano Té foram impedidos de jogar por causa de excesso da idade.
os jogadores na altura são: Jefferson Encada (Olhanense), Horácio Braima Jau (Sintra Football), João Vaz Mendes (Trofense), Ussumane Baipar (Sport Bissau e Benfica), Iano Simão (Sport Bissau e Benfica), e Salifo (Flamengo de Pefine).
©️ Edson Rodrigues