INÉDITO: PALOP E CPLP EM PESO NOS JOGOS OLÍMPICOS
Pela primeira vez a língua e a cultura lusófona, estão representadas em grande percentagem nos Jogos Olímpicos. São no total 9 países da expressão portuguesa presentes no maior evento desportivo do mundo, a decorrer desde sexta-feira, em solo francês.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, são as delegações que representam a CPLP e os PALOP no certame.
Entre eles, Brasil é o país com maior número de atletas, num total de 276, a maioria feminina (153) em diferentes modalidades, seguido de Portugal com 73 atletas, também maioria mulheres, na terceira posição vem Angola com 25 atletas, no quarto lugar estão Cabo Verde e Moçambique, ambos com 7 atletas, na quinta posição figura a Guiné-Bissau com 6, Timor Leste com 4 atletas na sexta posição e no último, figuram São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial com 3 atletas cada.
Até este momento ainda não há medalha lusófona nesta edição dos Jogos Olímpicos, em Paris, embora alguns atletas lusófonos de diferentes países e modalidades já entraram em competição.
De salientar que a trigésima terceira olimpíada [Paris’2024], que iniciou na última sexta-feira, em França, vai decorrer até ao próximo dia 11 de agosto.
© O Golo GB