LUTA: TERMINA EM BISSAU O TORNEIO DE CAPTAÇÃO DE NOVOS TALENTOS
A Federação de Luta da Guiné-Bissau encerrou ontem, (23.11), em Bissau, a terceira e última fase de captação de talentos, que vinha decorrer desde o mês de maio.
A iniciativa encerre-se no quadro do Projeto de Desenvolvimento do Sistema Desportivo Nacional/Luta Livre, com objetivo de identificar 20 atletas do sexo feminino e 10 masculino, com idade entre 13 a 15 anos, para os próximos compromissos da modalidade, em especial, os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar’2026.
A cerimónia de encerramento culminou com um torneio competitivo, que juntou atletas da região de Oio, das povoações de Nhacra Teda, Laté, Nfandré e Tchanguê e Sector Autónomo de Bissau (atletas femininas).
Em entrevista aos jornalistas, João Bernardino Soares da Gama, presidente da Federação de Luta, considerou o balanço positivo, tendo em conta que ajudou não só na identificação de talentos visados, como também em reforçar diferentes categorias daquela instituição federativa.
João da Gama, informou ainda que a sua instituição tem garantia da Federação Internacional de Luta (UWW), para o acompanhamento dos atletas identificados e disse que vai solicitar mais um apoio do Comité Olímpico Nacional para o efeito.
Realização do Campeonato na região de Oio, está na agenda da FLGB para atingir outros Sectores da mesma região, disse Bernardino, acrescentando que os próximos passos será a execução de outro projeto de captação na região de Cacheu, no Sector de São Domingos, que também é outra zona com grande potência na modalidade de luta.
De recordar que o Projeto de Desenvolvimento do Sistema Desportivo Nacional/Luta Livre, iniciou desde o mês de maio e terminou ontem, com identificação de novos talentos de Luta que vão integrar os trabalhos técnicos da Federação de Luta da Guiné-Bissau.
© O Golo GB
📷 FLGB